CI

Agricultures do estado do Piauí perdem a safra e seguro safra

Pelo menos 35 municípios piauienses ficarão sem o benefício


João Guadagnin frisou que a base de informações é o laudo que os técnicos do Emater elaboraram

Os agricultores de pelo menos 35 municípios piauienses ficarão sem o benefício do seguro Garantia Safra, mesmo acusando perdas superiores a 55% da lavoura em decorrência da estiagem. O seguro safra é um auxílio financeiro pago pelo Governo para os agricultores para compensar as perdas na lavoura. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, através do Emater, não batem com a realidade constatada.


O diretor da Secretaria de Agricultura Familiar, João Guadagnin, afirmou que na região de Picos, por exemplo, houve aumento da produtividade em 7% da safra. Os agricultores não teriam direito ao seguro safra porque não ficou comprovada a perda agrícola superior a 50%. O diretor do MDA afirmou que não houve divergência nos laudos dos municípios com os do Ministério. O MDA não forneceu a relação dos municípios que não receberão o seguro safra.

João Guadagnin frisou que a base de informações é o laudo que os técnicos do Emater elaboraram, mas confirma que não ficou comprovada perdas acima de 50% do que foi plantado, por isso não haverá repasse do beneficio. Segundo o laudo do Emater, ficou comprovado que a produção na região de Picos aumentou em mais de 7% na produtividade média da colheita. "As informações dos laudos analisados foram comprovados pelo Instituto Metereológico Nacional", afirmou João Guadagnin.


O secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Rubem Martins, afirmou que os municípios solicitaram o beneficio do garantia safra devido ao relatório de perdas da lavoura superiores a 55%. "Nós vamos pedir para reavaliarem os dados", insistiu. O MDA mantém a decisão de não passar o Garantia Safra os agricultores do Piauí, que disseram que perderam as lavouras por causa da seca. "Os benéficos do Garantia Safra não está dado. Mas existem outras políticas que estão asseguradas a essas famílias do Piauí", esclarece João Guadagnin, falando em assistência técnica, programa de sementes e até mesmo o bolsa familia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.