Agrimec conta com cinco protagonistas no Agrishow

Agronegócio

Agrimec conta com cinco protagonistas no Agrishow

O grupo de Santa MAria (RS) promete eficiência e soluções do plantio à colheita
Por: -Joana
3129 acessos
O Grupo Agrimec, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, marca presença na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2011), em Ribeirão Preto, estado de São Paulo. A primeira edição da Agrishow foi realizada em 1994 e tornou-se referência no mercado do Agronegócio, o que denota excelente oportunidade para o Grupo.


Serão cinco as soluções inovadoras que a empresa traz para o evento e, consequentemente, para o produtor rural, sedento por qualidade e funcionalidade: o Distribuidor a Lanço em Aço Inoxidável Idema ID 600, Cultivador Quebra-Lombo com Aplicador de Herbicida, Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, Recolhedor de Fardos Cilíndricos de Feno RFC 1500 e a Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais Rotacarp.

O Distribuidor a Lanço em Aço Inoxidável Idema ID 600 apresenta uma inovação interessante: introduziu aço inoxidável na composição do reservatório, pás e bandeja. Este material torna o equipamento livre da corrosão causada por agentes químicos e umidade. A abertura de comporta possui regulagem em 14 opções, o que confere ao Distribuidor flexibilidade para semeadura de arroz, aveia, azevém e, inclusive, para aplicação de calcário, adubo granulado e uréia.

Diferente dos equipamentos similares, a semeadeira, como é conhecido o equipamento desenvolvido pela Agrimec, não usa plástico em seu reservatório, tampouco materiais de baixa resistência à corrosão. A estrutura construída em aço de alta liga tem como características a robustez, durabilidade e baixo custo operacional.

O Recolhedor de Fardos Cilíndricos de Feno proporciona solução aos produtores que buscam agilizar o transporte do feno. O Recolhedor reduz a necessidade de material e pessoas na coleta, transporte e estocagem.
A máquina possui duas câmaras cilíndricas de coleta dos fardos de feno e os recolhe diretamente do solo sem parar o trator, o que confere velocidade ao processo.A capacidade de carga do Recolhedor é de 10 fardos, com diâmetro de até 1,5m e carrega o peso total de 8 toneladas em fardos.

A operação do equipamento traz ainda a vantagem de reduzir o custo do produtor, visto que não necessita de mais que uma pessoa para realizar a tarefa, nem de outros implementos ou veículos para transporte.
O Cultivador Quebra-Lombo Rotativo com Aplicador de Herbicida, da Linha Canavieira da Agrimec, realiza o nivelamento do solo pós-plantio nas entrelinhas e no sulco da cana, o que facilita a colheita.

Ele possui um conjunto de duas lâminas em "V", que ao mesmo tempo em que aplainam, distribuem o excesso de terra para os dois conjuntos de 16 lâminas rotativas, os quais desmancham os torrões, ao jogar a terra nos sulcos ao pé da cana, sem danificar a planta.

O Cultivador ainda pulveriza o herbicida nas entrelinhas ao mesmo tempo em que prepara o solo. O equipamento alia a qualidade de proteger a planta das pragas ao aplicar herbicida à nivelação do terreno, característica ausente em cultivadores similares, sem causar danos à planta, o que confere melhor rendimento na fase de colheita.


O Multicultivador e Pulverizador sob Palha MP4-3000 é recomendado na pós-colheita da lavoura canavieira. Executa quatro operações simultâneas: subsolagem, adubação e pulverização abaixo da camada de palha, bem como o enleiramento da mesma ao devolver a palha ao solo.

A máquina realiza o trabalho nas seguintes etapas: recolhe a palha do solo, a leva até a esteira transportadora e; durante o processo de transporte da palha, é realizada a subsolagem através dos dois sulcadores, aduba e pulveriza o solo. Após, prepara o mesmo com dois rolos destorroadores traseiros e devolve a palha ao solo de forma enleirada.

Vale ressaltar que ao realizar o trabalho abaixo da cobertura de palha, diretamente no solo, o Multicultivador aumenta o rendimento da produção e reduz os custos, com máquinas e pessoal. Não obstante, o processo de pulverização ser realizado diretamente sobre o solo e posterior cobertura da palha resultou na redução da necessidade de calda em 80%, fator que potencializa a economia de recursos para a lavoura.


A Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais Rotacarp, por fim, conta com o diferencial de utilizar os recursos da própria terra para o cultivo, sem uso de agentes químicos, além de realizar o preparo do terreno ao desmanchar torrões, cobrir raízes, triturar ervas daninhas, resíduos da colheita e remover obstáculos (pedras, galhos etc). O equipamento pode operar em terrenos de declividade acentuada e alagados sem reduzir o desempenho, o que confere eficiência ao trabalho. A Capinadeira também conta com regulagem de profundidade de corte e capacidade de realizar dois ou mais tipos de corte no solo. Versátil e segura, ela possibilita o manejo sustentável dos recursos do meio ambiente, maior qualidade no uso da terra e maiores ganhos para a agricultura orgânica.

Sobre o evento:
A Agrishow entrou para o calendário de eventos mais importantes do segmento ao apresentar uma novidade: o conceito de feira agrícola dinâmica, que não apenas expõe as máquinas e implementos agrícolas. Estes também são testados em campo e seu desempenho é avaliado pelos participantes. O caráter inovador deu uma nova energia ao mercado, visto que os produtores têm a oportunidade de conhecer e testar os equipamentos e soluções para o trabalho no campo.

Em sua 18ª edição, a estimativa dos organizadores do evento é que 145 mil profissionais do setor compareçam à feira, além da realização de 800 testes de campo e 765 expositores nacionais e internacionais.

As informações são da assessoria de imprensa do Grupo AGRIMEC

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink