CI

Agripoint promove cursos sobre Mercado Futuro


Quando o produtor necessita proteger o preço do seu produto quanto às oscilações do mercado, ele pode adotar o Mercado Futuro como ferramenta para fixar preço. Um importante benefício de administrar o risco de preço em mercados futuros é estabelecer um preço alvo com bastante antecedência à comercialização de sua produção. Esse benefício permite ao produtor o planejamento de sua atividade ao longo do ano e a redução do impacto das oscilações desfavoráveis de preço.

Aprender conceitos essenciais, como funciona e para que servem os mercados futuros é fundamental para compreender o importante papel desse instrumento de gerenciamento de risco que está à disposição dos participantes do mercado agropecuário.

Exemplo desta importância foi o que aconteceu com o preço da arroba do boi no final do ano de 2004. Em maio, os contratos da BM&F projetavam a arroba do boi para outubro de 2004 a R$ 72,00, mas tiveram preço à vista negociado em R$ 60,14. Desta forma, quem não utilizou mercados futuros amargou prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Quanto maior for o risco de oscilação de preço dos insumos ou de outros componentes do custo de produção, a ponto de comprometer o ganho do produtor, maior será a viabilidade da utilização de mercados futuros.

O volume de contratos negociados na BM&F vem apresentando crescimento constante nos últimos anos. Especificamente sobre contratos de boi gordo, o aumento em 2004 foi de 93,9% quando comparados com 2003, ocasionado, principalmente pela entrada de novos participantes.

Em fevereiro, a AgriPoint estará disponibilizando um curso sobre o tema, dividido em cinco módulos. Este treinamento será realizado totalmente via internet e os interessados podem realizá-lo sem necessidade de deslocamento ou interrupção de suas atividades profissionais. Veja mais detalhes acessando: Mercados Futuros - mais informações.

Para saber mais sobre este ou outros cursos online AgriPoint, acesse www.agripoint.com.br. As informações são da assessoria de imprensa da Agripoint.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.