CI

Agro Centro-Oeste Familiar acontecerá em Goiânia

O estímulo à agricultura familiar será uma das prioridades da feira



Tradicional feira reforça a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar do país e para a geração de emprego e renda, no campo e na cidade. O estímulo à agricultura familiar será uma das prioridades da feira.

Com a valorização de debates e seminários, considerados importantes para a rotina produtiva do pequeno produtor, bem como sua relação com a assistência técnica, será realizada, de 13 e 16 de junho, em Goiânia (GO), uma nova edição da Agro Centro-Oeste Familiar, tradicional feira de agricultura do Estado, promovida desde o ano 2000 pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e instituições parceiras.

As estruturas da feira serão montadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus 2 da UFG, local preparado para receber cerca de 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. A programação será composta por feira de produtos artesanais e alimentícios, seminários, debates, apresentação de projetos de pesquisa, exposição de insumos agrícolas de baixo custo, além de cursos e apresentações culturais.

Os estandes e as bancas da feira livre contarão com produtos típicos da região, como o açafrão de Mara Rosa, o doce de pimenta de Nazário, a rapadurinha de Araguapaz, as polpas de frutas de Itapuranga, o iogurte de Silvânia e o artesanato de Goiás. Foram convidados a colaborar com o evento 17 cooperativas de agricultores familiares. A feira tem sido pensada também por professores, estudantes, técnicos agrícolas, representantes de movimentos sociais e entidades que contribuem com o desenvolvimento da agricultura em Goiás.

Agricultura familiar

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em Goiás, há 88,4 mil estabelecimentos rurais familiares, ocupando cerca de 3,3 mil hectares. A economia goiana depende, em grande medida, dessas famílias agricultoras, tendo em vista que elas produzem, por ano, 46 mil toneladas de mandioca, 51 mil toneladas de arroz, 886 mil litros de leite, entre outros produtos. A renda gerada por esse grupo, conforme o IBGE, é de R$ 1 bilhão, distribuídos entre a criação de animais de grande porte (bovinos), o cultivo de grãos e a horticultura. Além disso, há a estimativa de que os estabelecimentos rurais familiares empreguem mais de 200 mil pessoas.

Parceria

Apoiam e são parceiras do evento as seguintes instituições: Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Serviço
 
Agro Centro-Oeste Familiar
Data: 13 a 16 de junho de 2012
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia – Universidade Federal de Goiás
Goiânia; www.agro.ufg.br/agrocentro / Twitter: @agrofamiliar / Facebook: Agro Centro-Oeste Familiar
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.