CI

Agro do Zimbabué receberá aporte milionário

O acordo oferece uma cobertura de até 100% aos bancos confirmadores


 “O Banco Africano de Desenvolvimento está empenhado em apoiar o desenvolvimento do setor privado no Zimbabué" “O Banco Africano de Desenvolvimento está empenhado em apoiar o desenvolvimento do setor privado no Zimbabué" - Foto: Pixabay

Em uma parceria estratégica, o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) e o NMB Bank Limited Zimbabwe (NMB) assinaram um Mecanismo de Garantia de Transações de Financiamento do Comércio, no valor de 15 milhões de dólares. O objetivo é facilitar o acesso ao financiamento do comércio para pequenas e médias empresas (PMEs) e cadeias de valor agrícolas e de distribuição no Zimbábue.

O acordo, ratificado pelo conselho de administração do AfDB em novembro de 2023, oferece uma cobertura de até 100% aos bancos confirmadores, reduzindo os riscos associados às transações comerciais do NMB. Isso estimula o comércio intra-africano e internacional, promovendo o crescimento econômico sustentável.

Moono Mupotola, Diretora Nacional do Banco Africano de Desenvolvimento, destacou que esse passo é crucial para fortalecer a competitividade das empresas zimbabuanas. “O Banco Africano de Desenvolvimento está empenhado em apoiar o desenvolvimento do setor privado no Zimbabué. Este é um passo significativo no apoio ao crescimento e à competitividade das empresas do Zimbabué. Ao reduzir o risco e facilitar o acesso ao financiamento do comércio, estamos a capacitar as PME e as empresas locais para participarem mais ativamente no comércio regional e internacional", diz ele.

Gerald Gore, Diretor Executivo do NMB Bank, enfatizou que o mecanismo é fundamental para expandir o suporte financeiro a diversas empresas do Zimbábue. Ele acredita que além de abrir novas oportunidades comerciais, esse acordo também contribuirá para a geração de empregos e o crescimento econômico do país.

Alinhado com o plano estratégico do Banco para o Zimbábue 2024-2026 e com a Visão 2030 do país, que busca uma sociedade próspera e de renda média-alta, esse projeto visa impulsionar o setor privado e criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico sustentável. Através dessa colaboração, espera-se fortalecer o Zimbábue como um centro regional de comércio e promover a inclusão financeira de seus empreendedores e empresários.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.