CI

Agro é o 2º setor que mais emprega no MT

"As possibilidades de empregos dos jovens no agro hoje são diversas"


Foto: Canva

De janeiro a outubro de 2023, a agropecuária foi o segundo maior gerador de empregos em Mato Grosso, representando 18,8% do total de 57.497 novos empregos. Essa marca já supera as contratações do setor ao longo de todo o ano anterior. O setor de serviços liderou as contratações, criando 21.834 postos de trabalho nos primeiros dez meses. 

Apesar do potencial do agronegócio para os jovens, a falta de informação persiste. O Instituto Farmun busca preencher essa lacuna, organizando eventos como o FarmDay, que visa conectar os jovens com as oportunidades no campo, destacando as diversas possibilidades de desenvolvimento de carreiras e renda.

“Esta é uma das ações sociais que a gente exerce. Mas o FarmDay em si, ele não é somente com estudantes, nós recebemos representantes de outros países, nós recebemos entidades daqui como a Famato, o Senai, que são grandes parceiros nossos. Neste ano, nós realizamos 19 FarmDays, com participação de estudantes e entidades governamentais e não governamentais. Para o ano de 2024, vamos realizar cerca de 30 Farmdays, impactando diretamente a vida de 1.200 jovens”, explica o diretor-executivo do Instituto Farmun, Michel Muniz. 

“As possibilidades de empregos dos jovens no agro hoje são diversas. Há uma estrutura muito grande de tecnologia da informação, direito, contabilidade, administração e as demais carreiras que todos já conhecem, como agronomia e medicina veterinária. Contudo, o Instituto Farmun agrega com uma informação que hoje não é muito conhecida: quem está no ensino médio pode iniciar a carreira com um curso de técnico-agrícola, um curso de operador de drone, um curso de agricultura digital, que não requerem diplomas universitários, mas já qualificam para uma oportunidade de emprego dentro da agricultura, de uma forma mais direta. Assim, depois de ingressar na empresa ou na fazenda, a própria contratante pode ajudar o funcionário subsidiando cursos para que se qualifique ainda mais e melhore a carreira”, pontuou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.