CI

Agro Fraterno: jovens se mobilizam no plantio de hortas urbanas

Os alimentos colhidos são doados para a Unidade Básica de Saúde do município e famílias carentes


Foto: Divulgação

Beterraba, nabo, rabanete, alface, couve, quiabo e outros alimentos frescos saem da horta direto para a merenda escolar e refeições de idosos e famílias carentes de São Francisco de Goiás, depois que 10 jovens decidiram implantar o projeto Agricultura Urbana no município. A primeira horta foi construída em maio pelos integrantes da Comissão do Faeg Jovem, no colégio estadual Antônio Ferreira. “O objetivo era fomentar a agricultura urbana no município para alcançar o maior número de pessoas, por isso a escola foi escolhida”, ressalta a coordenadora da Comissão do Faeg Jovem, Letícia Quintino.

Com o apoio do Sistema Faeg/Senar e do Sindicato de Produtores Rurais do município, os jovens prepararam a terra e iniciaram o cultivo e com isso conseguiram engajar a comunidade escolar, que se familiarizou com o cultivo dos alimentos.  

Os alunos aprovaram a iniciativa. “É importante para nossa alimentação porque a gente tem que comer verduras e frutas todos os dias”, disse a estudante Tainara Cirilo.

Para a gestora do colégio, Rosângela Cardoso, um dos maiores ganhos foi o reforço na merenda escolar. “Cada alimento que sai da horta urbana contribui para o desenvolvimento dos alunos. É o combustível para deixar o corpo e a mente saudáveis”.

O projeto de Agricultura Urbana deu tão certo que outra horta urbana foi construída no abrigo de idosos ‘Lar dos Vicentinos’. Além disso, os alimentos colhidos são doados para a Unidade Básica de Saúde do município e famílias carentes.

Uma das beneficiadas é a dona de casa Juliette Alves de Oliveira. “Esses alimentos sempre vêm em bom momento. Graças a Deus sempre tem gente ajudando”.

Agro Fraterno - A ação desses jovens é umas das iniciativas estimuladas pelo Agro Fraterno, movimento do setor agro para estimular a arrecadação e doação de alimentos para pessoas impactadas pela pandemia.

Até o momento foram registradas as doações de 62.627 cestas de alimentos, mais de 193 mil quilos de alimentos e mais de R$ 480 mil reais. Para saber como registrar a doação, acesse http://www.agrofraterno.com.br/

O projeto Agricultura Urbana de São Francisco de Goiás foi exibido no programa de televisão Nosso Agro. Confira.

Se você ficou interessado em cultivar hortas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece cursos gratuitos nessa área para saber a disponibilidade de vagas, entre em contato com o Sindicato Rural de seu município ou Administração Regional do Senar de seu estado. Acesse aqui: https://www.cnabrasil.org.br/senar/senar-nos-estados

Aproveite e conheça os cursos online do Senar. O portal de educação oferece mais de 80 cursos.  Saiba mais:  http://ead.senar.org.br/

Para visualizar cartilhas e vídeos do Senar, clique em: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.