CI

Agrodefesa investiga doença em equinos em Aparecida/GO

A Anemia Infecciosa Equina- AIE é uma doença infecciosa causada por um lentivírus e pode apresentar-se clinicamente sob as formas aguda, crônica e inaparente


A Agrodefesa iniciou recentemente o levantamento sorológico de 56 equídeos, no Centro Cultural José Barroso, em Aparecida de Goiânia. O local está interditado há um mês, quando três pôneis foram diagnosticados com Anemia Infecciosa Equina- AIE, nas dependências do estabelecimento. Durante a ação que envolveu a Coordenação do Programa de Sanidade Equídea e a Unidade Operacional de Aparecida de Goiânia, foram colhidas 56 amostras de sangue para exame laboratorial de AIE.


O material foi enviado ao Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário- Labvet, da Agrodefesa, para análise. Caso os resultados sejam negativos, uma nova coleta será realizada nos animais, após 30 dias. Havendo algum animal com diagnóstico positivo, em qualquer das duas coletas do levantamento sorológico, o procedimento de saneamento será retomado, obedecendo aos prazos previstos na legislação.

A Anemia Infecciosa Equina- AIE é uma doença infecciosa causada por um lentivírus e pode apresentar-se clinicamente sob as formas aguda, crônica e inaparente. Ela ocorre somente em animais da família equídea - equinos, muares e asininos - e está distribuída por todo o mundo, com maior prevalência em áreas geográficas de clima quente e úmido. Não tem tratamento e nem vacina, e seu controle é feito pelo isolamento ou sacrifício dos animais soropositivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.