CI

Agroindústria do frango recuou 3,3% no 1º semestre, aponta IBGE

Segundo o IBGE, o recuo foi consequência da queda das exportações provocada pela menor demanda externa, principalmente a da Ásia e da União Européia


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no primeiro semestre de 2009 o setor de produtos industriais derivados da pecuária apresentou retração de 4,1%. Foi um recuo maior que o observado entre os derivados de aves (abatedouros de frango, em essência), onde a queda em relação ao primeiro semestre de 2008 foi de 3,3%.

Segundo o IBGE, o recuo foi consequência da queda das exportações provocada pela menor demanda externa, principalmente a da Ásia e da União Européia.

A ressaltar que, em termos trimestrais, a agroindústria do frango teve um comportamento inverso ao observado entre os demais produtos industriais derivados da pecuária, cujo desempenho, em geral, piorou no segundo trimestre do ano. Entre as aves, registrou-se um recuo de 4,5% no trimestre inicial de 2009, reduzido para 2,1% no trimestre seguinte.

Detalhe adicional: de acordo com dados do próprio setor avícola (APINCO), no semestre a produção brasileira de carne de frango recuou 3,1% - uma diferença de apenas 0,2 ponto percentual em relação aos 3,3% apontados pelo IBGE.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.