CI

Agroindústria Doces Vapor Velho é inaugurada em Montenegro

Tarde de quarta-feira (13/06) foi de celebração para a família Kauer, da localidade de Santos Reis, em Montenegro


A tarde de quarta-feira (13/06) foi de celebração para a família Kauer, da localidade de Santos Reis, em Montenegro. Na ocasião, foi inaugurada a agroindústria Doces Vapor Velho, que produz geleias de laranja, bergamota e bergamota com pimenta e hortelã, além de casquinha de laranja. Na presença de diversas autoridades, o casal Fernando e Vânia e os filhos Gilberto e Charles receberam das mãos da coordenadora de programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Lucimar Rodrigues, o documento que certifica legalmente o empreendimento nas áreas tributária, sanitária e ambiental.

Por meio da certificação, a agroindústria também está autorizada a utilizar o Selo Sabor Gaúcho do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), do Governo do Estado. ?Poder dividir essa conquista com tantas pessoas que foram importantes nessa caminhada, é motivo de alegria e de orgulho para nós?, definiu o jovem Charles Kauer. Em sua fala, valorizou o trabalho da Emater/RS-Ascar, que contribuiu para a consolidação do empreendimento em todas as suas etapas. ?Com o apoio dos técnicos, a ideia saiu rapidamente do papel, em 2015, para se transformar em realidade?, comentou.

Charles ressalta que a história da família com a produção de bergamota e laranjas já envolve três gerações. Mas, para o jovem de apenas 27 anos, que havia saído da propriedade dos pais para trabalhar na cidade, era preciso se reinventar. ?Sempre vendemos a fruta in natura para outras empresas, mas por quê não poderíamos nós mesmos processá-las??, refletiu. Com a conquista do certificado que formaliza o empreendimento, a agroindústria, que comercializa cerca de 200 vidros de geleias de 300 gramas por mês, deve dar um salto. ?Meu sonho é dobrar esse número, muito em breve?, projeta Charles.

Integrantes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) do Governo do Estado, a família Kauer também este envolvida, nos últimos anos, na Chamada Pública da Agroecologia ? que era operacionalizada pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) do Governo Federal. ?Nesse sentido, o exemplo vivenciado pela família Kauer é a prova de que o trabalho em parceria, com boas políticas públicas, dá bons resultados?, comentou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que destacou também o apoio da Prefeitura de Montenegro no processo.

Em sua fala, Brandoli também ressaltou o fato de que 80% das agroindústrias familiares contam com jovens na propriedade, uma vez que a sucessão rural é um tema tão discutido. Nos 55 municípios que compõem o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, e que envolve os vales do Taquari e Caí, são 230 empreendimentos cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar e 131 já inclusos nele. ?E estas, além de poderem comercializar um produto com valor agregado, também garantem às famílias a qualidade de vida e o sentimento de ser ?dono? de um negócio?, comenta o assistente técnico regional de Organização Econômica, Alano Tonin.

O evento contou ainda com a presença de outras autoridades, como o prefeito de Montenegro Carlos Eduardo Müller, que destacou a junção de esforços no sentido de consolidar o empreendimento, além de secretários, vereadores e representantes de entidades. Já Lucimar Rodrigues, no ato representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, valorizou a família e o empenho para a formalização do empreendimento. ?Poder estar presente em um ato tão importante, é certamente um privilégio?, finalizou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.