CI

Agrometeorologista prevê outono favorável a agricultura em MS

Sem influências dos fenômenos El Niño e La Niña o outono de 2013 deverá transcorrer com normalidade


Sem influências dos fenômenos El Niño e La Niña o outono de 2013 deverá transcorrer com normalidade, sendo bastante favorável a produção agrícola. A previsão foi feita pelo agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto. 

"Nós não devemos ter secas muito intensas. As chuvas vão ocorrer com alguma frequência e em alguns momentos até acima da normalidade. Enfim, sobre todos os aspectos, aparentemente o outono deverá ser um período bastante favorável".

Um indicativo de como a estação deverá favorecer as culturas de inverno, como a safrinha de milho, por exemplo, é que antes mesmo de começar, no início da semana passada, chuvas que totalizaram cerca de 100 milímetros na região da Grande Dourados, animaram os produtores.


Virgílio Merrifogo, que tem cultivados 650 hectares com milho, sendo 160 hectares com variedades de ciclo mais curto, é um dos produtores que tem boas perspectivas para a safra. "Por 20 dias está tranquilo. Choveu até demais. Não precisa chover mais por enquanto", comenta.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Flumignam, explica que as chuvas do verão vão contribuir para os resultados da safrinha de milho. "O solo tem uma capacidade de armazenar água, então essa chuva veio para preencher esse solo de água, o que vai garantir por dez dias a umidade das lavouras. Isso vai permitir que milho plantado possa vegetar e produzir bastante massa verde para sustentar depois a produtividade", concluiu.


Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso do Sul deve cultivar na safrinha 2012/2013 de milho, 1,245 milhão de hectares. A projeção é que a produção chegue a 5,852 milhões de toneladas.

*Com informações da reportagem de Laureane Schimidt, do MS Rural

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.