CI

Agronegócio deve gerar 1,3 milhão de empregos este ano, diz Rodrigues

O agronegócio brasileiro deve gerar 1,32 milhão de empregos neste ano, anunciou hoje (09/01) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, com base em projeções feitas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os postos de trabalho diretos no campo devem chegar a 400 mil, informou. “Já os empregos indiretos em toda a cadeia produtiva do setor devem atingir 340 mil.” Outras 580 mil vagas, assinalou ele, serão geradas em conseqüência do efeito da renda agropecuária. Ou seja, a capitalização dos produtores acaba incentivando a abertura de empregos em outras áreas da economia, como as indústrias da construção civil, têxtil e automobilística.

De acordo com Rodrigues, a geração de empregos pelo agronegócio está relacionada com o aumento da produção agropecuária e das exportações do setor. O ministro destacou que a safra de grãos e fibras crescerá em 6,7 milhões de toneladas (+ 6%), chegando a 129,7 milhões de toneladas, contra 122,9 milhões de toneladas de 2202/03. Segundo ele, a produção de cana-de-açúcar terá um incremento de 18 milhões de toneladas (+7%), a de café, de 8 milhões de sacas (+ 20%), e a de carnes, de 1,5 milhão de toneladas (+8%). A área plantada no país aumentará em 2,6 milhões de hectares.

“Essas projeções de aumento da produção é que permitiram ao BNDES fazer uma estimativa sobre o número de empregos que o agronegócio deve gerar em 2004”, explicou Rodrigues. Ele acrescentou ainda que o Ministério dos Transportes vai liberar R$ 200 milhões, no primeiro semestre deste ano, para consertar a malha rodoviária por onde passam 90% da produção agrícola brasileira. Serão feitas operações tapa-buracos e obras de infra-estrutura e de recapeamento das mais importantes estradas federais do país. “Com isso, não deverá haver problema para o escoamento da safra”, afirmou o ministro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.