CI

Agronegócio deve ter maior crescimento desde 2017

A expectativa é que a safra de grãos, cereais e leguminosas alcance 293,6 milhões de toneladas



Foto: Divulgação

O agronegócio brasileiro deve voltar a crescer e a ser o motor da economia em 2023, estima o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre). De acordo com o instituto o Produto Interno Bruto (PIB) irá crescer 8% este ano. Além do PIB, a safra para 2023 deve ser recorde, conforme prevê o prognóstico de produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

A expectativa é que a safra de grãos, cereais e leguminosas alcance 293,6 milhões de toneladas. De acordo com o Ibre, o agronegócio será o único a crescer de forma significativa, enquanto o PIB brasileiro deverá ficar parado, por causa das projeções abaixo do mercado. A força da economia deverá estar principalmente na soja e no milho.  

Já o presidente do conselho diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho estima que “como os produtores conseguiram plantar soja e milho na época correta, a tendência é que a colheita de 2023 seja boa e que o valor bruto da produção cresça ao menos 5%”, diz.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.