CI

Agronegócio é fundamental para reverter quadro da fome do Brasil, alerta presidente da FPA

Redução de custos para o setor auxiliará país a produzir alimentos de forma barata e eficiente, reitera Sergio Souza


Foto: Marcel Oliveira

Eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária para o biênio 2021/22, o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) destacou a participação do agronegócio nacional como peça fundamental para reverter as desigualdades social e econômica do país. 

Dados levantados pela ONU, IBGE, FGV e Oxfam Brasil apontaram que a falta de dinheiro para comprar comida atingiu 36,7% dos domicílios no ano de 2018. Se por um lado o Brasil é o terceiro país exportador de alimentos do mundo, por outro ocupa o 82º lugar (entre mais de 150) no ranking do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas em relação à população sem recursos financeiros para se alimentar no período entre 2014 e 2019.

Para Sergio Souza, dentre as ações que devem ser tomadas pare reverter este quadro está a redução de custos de produção do agronegócio, que contribui para diminuir o valor dos alimentos para o consumidor final.

“A corrida global por segurança alimentar e preços se deve pela capacidade do Brasil de produzir de forma barata e eficiente, o que assusta a concorrência. Quando a gente produz e entrega no exterior, a gente gera emprego e renda dentro do nosso país, o que reduz as desigualdades e proporciona que o alimento chegue às mesas daqueles que, antes sem trabalho, não tinham condições de colocar comida na mesa de suas famílias”, afirmou o parlamentar paranaense, que toma posse como presidente da FPA em fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.