CI

Agrônomos apostam na internet para difundir tecnologia agrícola

Congresso será online gratuito


Depois de organizarem dias de campo e ganhar apoio de instituições de pesquisa, paranaenses miram agora em congresso online gratuito
 
Os técnicos e produtores rurais brasileiros têm um novo canal para se atualizar. Depois de realizarem dias de campo por quatro anos, no interior do Paraná, um grupo de engenheiros agrônomos quer agora ser referência em educação à distância no agronegócio, realizando eventos e cursos online, através de uma plataforma criada especificamente para esta finalidade.

O 1º CBOA - Congresso Brasileiro Online de Agricultura - (www.cboa.com.br), que ocorrerá entre os dias 7 e 13 de agosto, marca a segunda fase do Portal Ciência do Solo. Com 33 palestras gratuitas em vídeo, datas e horários determinados, o CBOA está sendo viabilizado com recursos próprios e de patrocinadores. É totalmente gratuito e conta com a participação de pesquisadores renomados no Brasil. Com o tema “Bem-vindo à agricultura do futuro”, o Congresso vai analisar cenários econômicos e tendências de mercado, logística, inovação e tecnologia no agronegócio, manejo do solo e da adubação, sistemas integrados de produção agropecuários e proteção de cultivos.

Segundo Luis Tadeu Jordão, co-fundador do Portal Ciência do Solo, organizador do CBOA, são muitas as vantagens de um evento online. “Primeiro, não precisa de espaço físico. Isso significa que não tem dificuldade em escolher a cidade para a realização nem ter de se preocupar com deslocamento de palestrantes, por exemplo. Sem contar no conforto e flexibilidade aos participantes que podem assistir ao congresso de onde estiver, via computador, tablet ou smartphone", afirma. Com o investimento realizado na plataforma, milhares de usuários podem assistir às palestras simultaneamente.

Fundado em 2010, inicialmente o Portal Ciência do Solo possuía o formato de site para a divulgação de resultados de pesquisas e de dias de campo realizados em sua área experimental própria, em Maringá (PR). Esses Dias de Campo ganharam apoio de instituições como a Embrapa Soja, ESALQ/USP, UNESP e Fundação MT.

Em 2015, os empreendedores perceberam que poderiam utilizar a plataforma para expandir seu público e criar um negócio. “Tivemos que transferir um Dia de Campo da fazenda para um auditório porque choveu. No auditório, o espaço era limitado, tentamos restringir o público a 200 pessoas, mas no dia do evento apareceram 260 produtores rurais. Ficamos felizes pela valorização do nosso trabalho, mas insatisfeitos por não conseguir acomodar com conforto todo o pessoal. Então notamos que para atingir um público maior, o uso da internet poderia nos dar velocidade e escalabilidade, explica Luiz Tadeu Jordão, fundador da plataforma, que atualmente conclui doutorado em Purdue University, Indiana, EUA.
 
Inscrição fácil
Para participar do  1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura (CBOA), é preciso apenar cadastrar um e-mail válido e aguardar uma mensagem da organização confirmando a inscrição. O e-mail funcionará como login do usuário para assistir as palestras. Em cada dia do Congresso, os participantes receberão mensagens com aviso do horário e tema a ser abordado. O 1º CBOA conta com o patrocínio prata da Fortgreen e bronze da Produquímica.
 
Serviço
1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura é gratuito, mas as vagas são limitadas. O evento será realizado entre os dias 7 e 13 de agosto na plataforma online do Portal Ciência do Solo www.cboa.com.br. A programação se inicia às 15h (Brasília) do dia 7.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.