CI

Agropecuária é atividade econômica com maior crescimento no segundo trimestre

Os resultados do PIB refletem o aumento da safra de grãos em 2010


A atividade agropecuária foi a que mais cresceu no segundo trimestre de 2010 em comparação com os primeiros três meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor teve expansão de 2,1% no período. A informação é do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que fez a divulgação do aumento do PIB brasileiro nesta sexta-feira, 3 de setembro. Em relação aos meses de abril a junho de 2009, teve crescimento de 11,4%, o segundo setor da economia com maior alta no período, atrás apenas da indústria. De acordo com o IBGE, a economia brasileira cresceu no primeiro semestre 8,9%. No segundo trimestre, 1,2%.

“Os resultados do PIB para a agropecuária refletem, sem dúvida, o aumento da safra de grãos em 2010, que segundo o IBGE é 9,2 % superior à de 2009”, explica o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. A safra deve atingir o recorde de 147 milhões de toneladas, considerando levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo do IBGE aponta que, em 2010, os valores correntes da atividade atingiram R$ 54,2 bilhões. Já o PIB acumulado em quatro trimestres, terminados no segundo semestre deste ano, subiu 1,6% em comparação a igual período imediatamente anterior.

De todas as atividades econômicas avaliadas pelo IBGE, o PIB alcançou, de janeiro a junho de 2010, R$ 900,7 bilhões no ano. No segundo trimestre de deste ano, depois da agropecuária, a indústria (1,9%) e o setor de serviços (1,2%) foram as atividades que mais contribuíram para o crescimento da economia no período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.