Agrotecnoeste: Palestra discute redução de gases estufa na agricultura

Agronegócio

Agrotecnoeste: Palestra discute redução de gases estufa na agricultura

Palestra foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento do estado de Goiás (SED)
Por:
1929 acessos

Uma das palestras da Agrotecnoeste na tarde desta quinta-feira, 20, discutiu os princípios e resultados do Plano ABC, de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. A palestra foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento do estado de Goiás (SED) e ministrada pelo gerente de Desenvolvimento Sustentável, Aquicultura e Pesca, Rogério de Carvalho Ramos.

O Plano ABC foi estabelecido em 2010 pelo governo federal, em parceria com os estados, com o objetivo de implementar um modelo de agricultura que promova o desenvolvimento sustentável, diminuindo a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. O plano estabelece metas a serem cumpridas até 2020.

Segundo Rogério, o plano levou em conta os resultados de diversas pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras para recomendar ações que reduzem a emissão de gases-estufa no setor agropecuário. Entre essas ações estão, por exemplo, a integração lavoura-pecuária-floresta e o tratamento de dejetos animais. De acordo com ele, os resultados que foram alcançados até agora são bastante satisfatórios.

Na agricultura familiar, Rogério explicou que as ações partem da capacitação dos técnicos que dão assistência aos produtores. “Em Goiás, os primeiros a serem capacitados foram os técnicos da Emater, que são justamente aqueles que trabalham diretamente com os pequenos produtores, o que nos dá segurança de que o plano está chegando nesse público”, concluiu.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink