AGROTEMPO: saiba como será o fim de semana
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PREVISÃO DO TEMPO

AGROTEMPO: saiba como será o fim de semana

As chuvas para este sábado continuam restritas nas faixas norte e ao sul do país
Por: -Aline Merladete

O final de semana vai manter a presença de áreas de instabilidades provocadas pela atuação de uma frente fria e fortalecidas pela umidade transportada da região amazônica para o sul, pelos Jatos de Baixos Níveis -  os rios voadores. Além disso, as chuvas também predominam o tempo sobre toda faixa norte do país. 

Sábado (27/03)

As chuvas para este sábado continuam restritas nas faixas norte e ao sul do país. Porém, na parcela central, uma grande massa de ar seco predomina o tempo, impedindo a formação de nuvens carregadas entre o sul do MT, MS, GO, oeste de SP, triângulo mineiro até o sul do TO, sul do PI e de PE.  Na faixa norte, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), juntamente com o forte calor e a grande quantidade de umidade disponível, favorece a formação de temporais em todos os estados do Norte e ao norte do Nordeste.  Com destaque para o norte do PI e interior do CE.

Ao mesmo tempo, uma frente fria ao sul do país, ganha força com o suporte dos Jatos de Baixos Níveis, correntes de vento a cerca de 2 km de altitude que transportam grandes volumes de ar quente e úmido da região amazônica para a região sul. Com isso, as condições para a formação de fortes temporais no oeste do RS aumentam. Há possibilidade de tempestades localmente fortes, acompanhadas de vendavais, muitos raios e queda de granizo. Entre o norte do PR, interior de SP, sul de MG e RJ, o forte calor pode provocar temporais isolados, especialmente entre a tarde e noite.
 
Domingo (28/03)

No domingo, a frente fria sofre um leve avanço para o norte, deixando o tempo menos instável no centro sul do RS, mas ainda com potencial para provocar temporais localmente fortes entre o norte do estado gaúcho, SC e sul do PR. Na região norte e nordeste do país, o padrão de circulação sofre poucas alterações em relação ao dia anterior, mantendo ainda a condição para temporais isolados em todos os estados do norte e na região norte do nordeste brasileiro. Entretanto, as chuvas podem diminuir de intensidade comparativamente ao dia anterior.

A massa de ar seco, relacionada a uma região de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, cerca de 5 km de altitude, ainda mantém o tempo firme em uma grande área do interior do país, numa faixa que se estende do sul do MT, MS, GO, triângulo mineiro até o sul do TO e sul do PI. Há condições para pancadas de chuvas isoladas no estado de SP, sul do MS, norte do PR, sul de MG e RJ., no entanto essas chuvas serão mal distribuídas.

Confira como ficam as chuvas dos próximos dias:

Sábado:

Domingo:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink