CI

AGROTEMPO: tempo firme no Centro-Oeste

Já no Norte, a previsão é de temporais em todas as regiões


Foto: Pixabay

O avanço da frente fria nesta quinta-feira (01/04), ajuda a configurar o corredor de umidade da região amazônica para o Oceano Atlântico. Desta forma, há condições para a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), levando o retorno das chuvas para o sul da região nordeste, e parte do centro-oeste. Entretanto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda atua de forma expressiva na faixa norte do país. Em contraste com as chuvas do norte, na região Centro-Sul do Brasil, a tendência é que o tempo fique mais firme e com temperaturas amenas. 

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
O posicionamento da ZCIT e da ZCAS, juntamente com o forte calor e alta quantidade de umidade no ar, favorecem a formação de temporais em todas as áreas da região norte. Porém os maiores acumulados são esperados para o estado do PA e do TO,  onde a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) terá maior influência,  fortalecendo o fluxo de umidade sobre essas regiões. Dessa forma, as pancadas de chuva podem provocar acumulados na ordem dos 30 mm, especialmente nessas duas áreas citadas. Também são esperadas pancadas de chuva localmente forte ao norte do estado do PA e leste do AP, mas  por conta da ZCIT. Nas demais regiões, há condição para temporais isolados, que podem ocorrer em um curto período    de tempo.

Região Nordeste
Com o alinhamento das instabilidades, pela presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul  (ZCAS), para esta quinta-feira, teremos o retorno das chuvas mais expressivas para o sul do estado da BA. Ao mesmo tempo, as condições também favorecem a formação de temporais em grande parte do MA e do PI. Os acumulados podem ultrapassar da marca dos 30 mm especialmente ao sul do MA, e na parcela central do estado da BA. Na faixa leste do nordeste brasileiro, na área que se estende entre SE e o CE, a condição indica chuvas fracas e passageiras a qualquer momento do dia. 

Região Centro-Oeste
As chuvas persistem na faixa oeste e norte do estado do MT, ainda principalmente pela influência da termodinâmica. Dessa forma, por conta do forte aquecimento, o ar é elevado, como um balão de ar quente, e com a grande quantidade de umidade no ar, formam-se as nuvens carregadas. No entanto, essas chuvas serão mais irregulares, mas essa condição abrange uma grande área do estado. Ao mesmo tempo, na parcela centro-sul do MT, sul do GO, e MS, uma massa de ar seco, que estava na retaguarda da frente fria que avançou pela região nos últimos dias, mantém o tempo firme, sem possibilidade para chuvas. Contudo, no extremo norte do estado do GO, há condições para formação de chuvas, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

Região Sudeste
Tempo firme em grande parte da região sudeste, depois do avanço da frente fria em direção ao norte, a massa de ar seco na retaguarda do sistema está posicionada na região, influenciando o tempo em uma grande área. Assim, o tempo ficará firme em praticamente todo o estado de SP, centro-sul de MG, e RJ. Ainda que, no litoral do estado paulista, devido à circulação marítima, possa ter chuvas fracas e passageiras. Apesar disso, o alinhamento da umidade amazônica com a frente fria, deslocada para o oceano, favorece a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul, o que vai provocar chuvas no extremo norte de MG e no ES. O dia vai amanhecer ameno, em boa parte de SP e especialmente nas áreas de serra, mas com com rápida elevação já no período da manhã.  

Região Sul
Em resumo, o tempo fica firme e com temperaturas amenas ao amanhecer, abaixo dos 10°C nas regiões de serra, porém ainda sem condições para a formação de geadas, nesta manhã de quinta-feira. Na faixa leste dos estados, haverá uma maior variação de nuvens devido à circulação marítima, mas com poucas chances para chuvas. Céu limpo entre o oeste de SC e grande parte do estado do PR. 

Confira como ficam as chuvas para hoje. 

Temperatura Máxima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.