CI

AGROTEMPO: tempo seco e firme na maioria das regiões

Chuvas mais abrangentes somente na região norte e norte do nordeste


Foto: Arquivo

As chuvas diminuem no país nesta sexta-feira (09/04), tanto nos acumulados previstos quanto nas regiões onde podem ocorrer as pancadas de chuva. Dessa forma, o tempo ficará seco em uma grande área que abrange o sul, sudeste, parte do centro-oeste e parte do nordeste do Brasil. Chuvas mais abrangentes somente na região norte e norte do nordeste, por conta do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical

A partir do sábado (10/04), haverá mudanças nas condições de tempo em parte do Sul do país. Uma frente fria que se aproxima do sul do RS no sábado, ganha força e aumenta as condições para chuvas fortes em parte do RS, especialmente no extremo sul do estado. Nos próximos dias, este sistema avança pelas demais áreas do sul do país e em direção ao sudeste, onde há condições para chuvas, porém com menor intensidade do que as ocorridas no RS. E devido ao avanço deste sistema, as temperaturas também entram em queda em boa parte do sul, especialmente no domingo (11/04), e no sudeste a partir de segunda-feira, em áreas do leste e sul de SP, entre o leste de SP, leste de MG e RJ a partir de terça-feira.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
As pancadas de chuvas na região, ainda estão muito associadas as instabilidades provocadas pelo forte calor em superfície e aos ventos de altitude. Porém, essas chuvas continuam irregulares, mas podem provocar acumulados na ordem dos 30 mm, restritos à grande região de Japurá no noroeste do MA. Outro sistema que mantém a condição para chuvas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente nos estados de RR, AP e norte do PA. Entretanto, no TO e sudeste do PA, os fatores para formação de chuvas são menores, sendo apenas condições para pancadas isoladas e mal distribuídas, sem provocar grandes acumulados.

Região Nordeste
Assim como na região vizinha, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ao norte do nordeste, mantém a condições para pancadas de chuvas isoladas entre o norte do MA, norte do PI e CE. No entanto, a circulação marítima favorece para chuvas fracas e passageiras na faixa leste dos estados do RN, PE, PB, AL e SE. Já no litoral baiano, a presença de um cavado - uma região alongada de baixa pressão - aumenta as condições para pancadas de chuvas com acumulados mais expressivos, em relação às demais áreas do nordeste, onde podem acumular 20 mm no decorrer do dia. 

Região Centro-Oeste
O padrão termodinâmico, ou seja, o forte calor e as instabilidades de altitude, continuam atuando especialmente no MT. Desta forma, são esperadas pancadas de chuvas isoladas, e os acumulados podem chegar aos 20 mm, com chances de ocorrer em todas as áreas do estado do MT, especialmente no oeste. Ao mesmo tempo, na faixa leste do GO, DF, e centro sul do MS, o predomínio será de tempo firme, mas com a possibilidade de pancadas isoladas e mal distribuídas, particularmente, no norte do MS e norte do GO. 

Região Sudeste 
Uma massa de ar seco e uma região de alta pressão em níveis médios da atmosfera (cerca de 5km de altitude), vai influenciar grande parte da região sudeste. Essa área de alta pressão, diminui e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas, diminuindo então a condição para formação de chuvas em praticamente todas as áreas da região sudeste. Entretanto, no litoral do ES, e norte do RJ, poderá ocorrer pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas, por conta da circulação marítima e a proximidade com o cavado no litoral da BA. Bem como nas áreas adjacentes ao Vale do Mucuri no noroeste do estado mineiro, porém nessa região de MG, as instabilidades virão na forma de variação de nuvens, com poucas chances para formação de chuvas. 

Região Sul
O tempo segue firme em praticamente toda a região sul, isso devido à massa de ar seco que está estabelecida na região. Entretanto, no litoral de SC e do PR, a circulação marítima leva a umidade do oceano para a costa desses estados, provocando um aumento da nebulosidade, mas com poucas chances para chuvas. Já no RS, a condição é para tempo firme, sem probabilidades de ocorrência de chuvas. Mas com a aproximação de uma frente fria, avançando no norte da Argentina e Uruguai, o extremo sul do estado gaúcho, pode presenciar a formação de temporais isolados, especialmente na grande região de Jaguarão. E também, por conta do avanço deste sistema pelo sul, uma massa de ar mais quente fica posicionada sobre o estado, aumentando então as temperaturas no período da tarde. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.