CI

AGROTEMPO: veja a previsão do fim de semana

Mudanças no tempo também estão previstas


Foto: Marcel Oliveira

Entre os dias 10 e 11 de abril,  o tempo será predominado por uma grande área de ar seco  associada a um sistema de alta pressão sobre o sudeste, parte do centro-oeste e parte do sul, impedindo a formação de nuvens carregadas e consequentemente diminuindo a condição de chuvas nessas áreas. Ao mesmo tempo, nesses próximos dias, as chuvas persistentes continuam na faixa norte do país. Mas também haverá mudanças no tempo, particularmente no domingo na região sul. 

Sábado (10/04)
A massa de ar seco, associada ao sistema de alta pressão, atua de forma muito significativa na parcela central do país. Mantendo a condição de tempo firme em uma grande área que abrange desde o RS até o norte de MG.

No entanto, há condições para pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas no norte do MS, GO, TO e oeste da BA. Porém nessas áreas não há previsão para acumulados significativos e as chuvas são essencialmente provocadas pelo forte calor em superfície. 

Porém, devido também ao forte calor, mas juntamente com a alta disponibilidade de umidade, no norte do MT, RO, AC, AM e sul do PA, há chances para pancadas de chuvas irregulares, mas que podem ocorrer a qualquer momento do dia.

Outro sistema que também influencia as chuvas no norte do país é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo uma faixa de nuvens carregadas do norte do AM até o norte do nordeste, dando condições para chuvas fortes, especialmente no AP. 

Vale destacar duas outras áreas do país onde tem uma maior quantidade de instabilidades, que é no litoral da BA, devido a presença de um cavado (uma região alongada de baixa pressão). E no extremo sul do RS, devido à proximidade com uma frente fria que atua de forma muito significativa no Uruguai. 

Domingo (11/04)
O padrão do tempo se mantém praticamente inalterado na parcela central do país, sendo ainda predominante a massa de ar seco entre SC, PR, MS, SP, MG, GO e TO.

Entretanto, temos o fortalecimento de algumas instabilidade na região norte e nordeste do Brasil, devido à movimentação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essa movimentação do sistema, reforça as chuvas no norte do MA e norte do PI, especialmente nessas áreas tem condições para acumulados mais expressivos. E a ZCIT também favorece as condições para pancadas de chuvas entre o CE, RN, PB e PE. No litoral baiano, o cavado perde força, mas ainda mantém as condições para chuvas.

O destaque de domingo fica mesmo para a mudança no tempo no RS. A frente fria que estava no país vizinho, ganha força, dando formação a um ciclone extra tropical. Este ciclone se desloca rapidamente para o oceano, contudo, seu avanço pode provocar chuvas localmente fortes especialmente no período entre a madrugada e manhã, com temporais em um curto período de tempo, sobretudo no sul do estado. E as rajadas de vento podem ser superiores aos 70 km/h em toda faixa leste do estado do RS, mas com alerta para a grande região de Pelotas, Bagé e Chuy, no sudoeste do estado. 

Conforme o ciclone avança, uma massa de ar frio, que podemos dizer que é a primeira massa de ar polar dessa temporada, adentra o estado do RS, derrubando as temperaturas entre a manhã e tarde. Além disso, o sistema avança na forma de frente fria, para SC, PR podendo chegar em SP ao final do dia. Mas o tempo e os acumulados mais significativos ficarão no RS, porém a queda nas temperaturas será mais abrangente.

Confira como ficam as chuvas dos próximos dias:

Sábado:


Domingo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.