CI

AGROTEMPO mantém previsão de chuvas volumosas para os próximos dias

Saiba como fica o tempo na sua região


Foto: Pixabay

Para esta terça-feira (24.08) a configuração de uma nova frente fria ao sul do país provocará episódios de chuvas fortes em algumas localidades, esta condição é fortalecida pelos Jatos de Baixos Níveis e a grande diferença entre as temperaturas das massas de ar entre o norte e sul do continente. No entanto, as chuvas ficam concentradas ao sul do país, na região norte e leste do nordeste a tendência é para que haja uma diminuição nos volumes registrados no decorrer do dia. 

Na quarta-feira (25/08) a frente fria ganhará ainda mais intensidade, devido ao fortalecimento dos ventos de altitude e também a manutenção dos Jatos de Baixos Níveis, alimentando o sistema com o ar quente e úmido vindo da região norte. Desta forma, as projeções indicam chuvas superiores aos 80 mm em boa parte da metade sul do estado do RS. Apesar disso, as chuvas continuarão restritas à região sul do país, podendo provocar algumas pancadas no oeste de SC, sudoeste do PR e um aumento de nebulosidade ao sul do MS. Para a quinta (26/08) o sistema avança de forma significativa, sendo que a projeção do centro Alemão indica que essas chuvas poderão ocorrer de forma expressiva ao sul do estado de SP, com acumulados superiores aos 50 mm, e em alguns pontos do MS com chuvas acima dos 30 mm. Ademais, os ventos começam a se alinhar, favorecendo a configuração de um corredor de umidade entre a região norte e o oceano Atlântico, assim as chuvas poderão retornar sobre o estado do AC, RO e oeste do MT. Na sexta-feira (27/08) este corredor de umidade se amplia, ampliando as regiões onde as chuvas poderão retornar como ao norte do MT. A frente fria atuará de forma ainda mais expressiva sobre o país, concentrando os volumes ao norte do PR, sul de SP e MS. Ao passo que o tempo vai limpando ao sul do RS. Além do que a massa de ar polar, conseguirá avançar até o sul do estado do PR, provocando o declínio acentuado nas temperaturas e uma diminuição das temperaturas máximas. A previsão para sábado (28/08), apesar da distância até a data e baixa previsibilidade, indica que as instabilidades ganharão um reforço na região centro-sul do país, aumentando as condições para fortes temporais e chuvas volumosas. 

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
Os ventos mais intensos sobre a região, alteram o padrão das chuvas, mantendo elas mais esparsas entre si e deslocadas mais ao norte da região. Deste modo, são esperadas pancadas rápidas e passageiras sobre o norte do AM, RR, AP e na grande região da Ilha de Marajó. Nas demais áreas, o tempo seco vai predominar e as altas temperaturas, superiores aos 40°C, serão registradas em uma grande área abrangendo o AC, RO, sul do AM, sul do PA e alguns pontos do TO. Além dos índices de umidade relativa do ar ficarem abaixo dos 20% nessas áreas.

Região Nordeste
A tendência para hoje, mostra que as chuvas terão uma diminuição sobre boa parte da região, mesmo as chuvas ocorrendo de forma concentrada no extremo leste da região, os acumulados serão baixos. Assim, sobre o leste do RN, PB e PE há condições para chuvas rápidas e passageiras, sobre boa parte do leste da BA a condição será mais propícia para variação de nebulosidade. Sobre o norte do MA, algumas instabilidades poderão favorecer a formação de nuvens carregadas, provocando algumas pancadas localmente fortes e isoladas. No interior nordestino, a condição segue com tempo firme, quente e seco. 

Região Centro-Oeste
O predomínio será de tempo seco em todos os três estados e também sobre o DF. O destaque continua para a atuação da forte massa de ar quente, que manterá os termômetros acima dos 40°C na região do Pantanal e norte do MT. Os índices de umidade relativa do ar, ficam em níveis críticos - próximos dos 10% - também sobre a região do Pantanal. Essas condições intensificam o potencial para ocorrência de incêndios, além do que não há perspectivas de chuvas no decorrer de hoje. 

Região Sudeste
Tempo firme e quente em praticamente todas as áreas do sudeste, apenas no ES com a maior influência da umidade marítima, o dia terá uma maior cobertura de nuvens, mas sem chances para chuvas. Já no oeste paulista e triângulo mineiro, o tempo continua com temperaturas elevadas, baixos índices de umidade relativa do ar, somando condições para a ocorrência de incêndios. 

Região Sul
Durante a configuração de uma nova frente fria sobre o estado gaúcho, a soma de condições atmosféricas contribuem para a ocorrência de chuvas intensas e volumosas sobre o RS. Os principais fatores que contribuem para isso é a intensa atuação dos Jatos de Baixos Níveis, carregando uma grande quantidade de umidade e ar quente da região norte para o sul. Além disso, ao sul do continente, temos uma massa de ar polar, e a grande diferença de temperaturas favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região, particularmente ao sul do RS. Deste modo são esperadas pancadas de chuvas de forte intensidade, com a possibilidade de registro de eventual queda de granizo de forma localizada. Ainda sobre o PR e SC, a condição do tempo prevalece firme e com temperaturas elevadas.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.