CI

Al Gore defende adaptação de veículos para uso de biocombustível

O ex-vice-presidente dos EUA pediu que indústria internacional automobilística adapte seus produtos à nova geração de biocombustíveis


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore pediu nesta quarta-feira (07-03) que indústria internacional automobilística adapte seus produtos à nova geração de biocombustíveis, com o objetivo de reduzir as emissões de gases causadores das mudanças climáticas.

"Os biocombustíveis têm um fantástico potencial para fazer frente aos desafios da crise das mudanças climáticas e da crise da segurança energética, que no final são a mesma crise", disse Al Gore, no congresso Mercados Mundiais de Biocombustíveis, que reúne 1.300 executivos e especialistas do setor, em Bruxelas.

Al Gore, que abriu a conferência, lembrou que 20% das emissões de dióxido de carbono vêm do transporte, e sustentou que os novos combustíveis de fontes renováveis podem aliviar esta carga.

Por isso, pediu aos fabricantes de automóveis e ao setor energético que cooperem para garantir a compatibilidade técnica da próxima geração de biocombustíveis com os novos veículos.

"O custo de combater as mudanças climáticas é irrisório", defendeu o político americano, que insistiu sobre os efeitos devastadores causados pelo aquecimento global se algo não for feito a tempo.

"É um desafio moral. A geração anterior teve que bater o fascismo, o desafio desta geração é combater as mudanças climáticas", disse.

Al Gore afirmou que o aumento da população mundial e do coeficiente de energia e tecnologia que as pessoas usam agrava o problema, além de tornar mais urgente a necessidade de trabalhar para resolver a questão.

"Para combater (as mudanças climáticas), não podemos deixar passar nem uma geração, o prazo que temos é de meia geração", disse o ex-vice-presidente.

"Se deixarmos que as calotas polares derretam completamente, elas não voltarão a crescer, e isso tornará impossível o equilíbrio entre a Terra e o Sol", disse Al Gore.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.