Agronegócio

Alegrete recebe treinamento contra Brucelose e Tuberculose

Curso promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários vai ocorrer em julho na Urcamp
Por:
425 acessos

Entre os dias 25 e 29 de julho, o município de Alegrete recebe a vigésima-nona edição treinamento para médicos veterinários sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Organizado pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), o curso ocorrerá na Urcamp. Os aprovados estarão habilitados a solicitar habilitação junto ao Ministério da Agricultura para trabalhar com o combate às Zoonoses.

Atualmente os treinamentos são realizados com parceria de universidades como a Urcamp e também a Unicruz, de Cruz Alta (RS) Só pelos cursos ofertados pelo sindicato, já foram formados mais de 500 profissionais que obtiveram a habilitação do PNCEBT. "Temos em torno de 650 veterinários treinados e capacitados para realizar os testes. Com isso o Rio Grande do Sul é o Estado que tem o maior número de propriedades controladas e monitoradas", observa a presidente da entidade, Angelica Zollin.

Uma das propostas do programa é a promoção de treinamentos para habilitar médicos veterinários a trabalhar no controle e erradicação destas duas zoonoses. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), aplica, desde 2011, cursos em parceria com universidades gaúchas no sentido de capacitar estes profissionais. "Este curso tem dado muito certo tanto que atualmente somos o único grupo que vem realizando os treinamentos no Rio Grande do Sul", informa Angelica.

Instituído em 2001 com o objetivo de diminuir o impacto negativo das zoonoses na saúde humana e animal e promover a competitividade da pecuária brasileira frente aos mercados internacionais, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), vem obtendo resultados. Conforme o Ministério da Agricultura, o Rio Grande do Sul está entre os estados com os maiores índices vacinais

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas a 20 profissionais. Informações e inscrições podem ser obtidas no site do Simvet/RS (www.simvetrs.org.br) ou pelo e-mail pncebt.urcamp@gmail.com.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink