CI

Alemanha busca data final para uso do glifosato

"Se outros pesticidas talvez mais prejudiciais forem usados em vez do glifosato, o meio ambiente não ficará melhor"


O ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, informou nesta terça-feira (13.11), que o governo do país planeja impor novas condições para a aprovação de pesticidas e buscará uma data final para o uso de herbicidas à base de glifosato. Os herbicidas que usam o glifosato, fabricados pela Monsanto, da Bayer, são objeto de debates na Europa e nos Estados Unidos sobre a possibilidade de haver carcinogenicidade no produto. 

Os políticos conservadores do lado da chanceler Angela Merkel e seus parceiros de coalizão do Partido Social Democrata (SPD) concordaram, em fevereiro, em limitar o uso do glifosato, mas não definiram um cronograma. Schulze, que é do SPD, de centro-esquerda, disse na terça-feira que "querem impulsionar a retirada (do glifosato), incluindo uma data final". 

"Se outros pesticidas talvez mais prejudiciais forem usados em vez do glifosato, o meio ambiente não ficará melhor", disse Schulze, acrescentando que o Ministério do Meio Ambiente exigirá novos requisitos de conservação da natureza para o processo de aprovação. 

Para Helmut Schramm, diretor da Bayer CropScience na Alemanha, a proibição do glifosato resultaria em mais aragem e colocaria os agricultores alemães em desvantagem competitiva.“Infelizmente, o debate sobre o glifosato na Alemanha é moldado por interesses políticos e não por uma sólida percepção científica. O glifosato é um produto seguro, eficiente e estabelecido para garantir as colheitas dos agricultores”, comentou o diretor. 

O ex-ministro da Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, desencadeou uma disputa interna há um ano, apoiando, de forma considerada inesperada pelos alemães, a proposta da Comissão Europeia de permitir o uso do glifosato nos próximos cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.