Alemanha cria mecanismo de alerta de seca

NOVIDADE

Alemanha cria mecanismo de alerta de seca

Ferramenta consegue prever a estiagem meses antes dela acontecer
Por: -Leonardo Gottems
408 acessos

O Gabinete Meteorológico Alemão desenvolveu um sistema de alerta precoce de seca para ajudar os agricultores a agir. A ideia surgiu depois de 2018, quando uma estiagem bastante forte atingiu o país e causou vários prejuízos, sendo que 8.000 agricultores foram forçados a solicitar assistência de emergência. 

Sobre o ano passado, Eberhard Hartelt, presidente da Associação de Agricultores (BWV), falou de uma "seca catastrófica", algo que ele nunca tinha visto. "Toda a estação de plantio no outono aconteceu em solo muito seco. Eu tive que replantar os campos, porque a canola não podia crescer porque não havia umidade no solo", disse Hartelt, acrescentando que isso provavelmente afetará sua colheita e renda em 2019. 

Sendo assim, o Escritório Meteorológico Alemão desenvolveu uma nova ferramenta de previsão de longo prazo para prever a umidade do solo com seis semanas de antecedência e alertar os agricultores sobre possíveis secas. Segundo ele, mesmo que não tenha chovido significativamente durante semanas no verão, as plantas podem sobreviver e crescer graças à água acumulada nas chuvas de inverno e primavera. 

O vice-presidente da DWD, Paul Becker, explica que os níveis de umidade do solo permanecem relativamente estáveis e não são afetados se chover ou não por um dia ou dois. Esse recurso os torna ideais para previsões mais precisas e com semanas de antecedência. "A previsão de chuvas é sempre difícil, especialmente depois de uma semana ... Se olharmos para a umidade do solo, é muito mais fácil fazer previsões", comenta. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink