CI

ALERTA: Já está faltando diesel na Argentina

Em alguns lugares do país vizinho, o litro do diesel chega a custar até 250 pesos



Foto: Pixabay

Muitas províncias da Argentina já estão fazendo racionamento de combustível, porque já está faltando diesel no país vizinho. De acordo com a Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte de Carga (Fadeeac), preços dispararam e problemas de distribuição afetam 19 das 24 províncias do país.

“O quadro está ficando mais complicado a cada dia”, alertou Roberto Guarnieri, presidente da federação. “A produção agrícola e industrial, que já sofre com atrasos, será ainda mais afetada se o cenário atual não for revertida”. “A situação de desabastecimento é uma combinação de menor produção local de diesel, demanda em máximos históricos e baixos preços locais, sob controle do governo, o que desestimula importações”, explicou Julián Rojo, economista do Instituto Argentino de Energia (IAE), ao site argentino “Infobae”.

Em alguns lugares do país vizinho, o litro do diesel chega a custar até 250 pesos, o que equivale a R$ 9,70, levando em conta a cotação do dólar oficial. Pelo dólar paralelo (o blue) o litro sai pelo equivalente a R$ 5,90 e, mesmo a esses valores, os motoristas argentinos têm dificuldade em encontrar o combustível.

"14 províncias estão em vermelho, ou seja, há pouquíssimo ou nenhum combustível nos postos. Estão nessa situação as província da região norte - incluindo Buenos Aires -que abrangem os destinos de maior demanda e atividade econômica do país. Em Entre Ríos, Em Entre Ríos, com o diesel a 200 pesos por litro, a atividade agrícola está “à beira da paralisia”, segundo a Fadeeac, falando sobre o problema nesta semana.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.