CI

Alerta de tempo severo com potencial de tornado

Antes do frio, tempestades atingem com força o sul do Brasil


Foto: Pixabay

O tempo sofrerá uma grande mudança durante a noite desta terça-feira (29/03) e madrugada de quarta (30/03). Essa mudança se dá pela formação de uma intensa frente fria - sistema que provoca chuvas -  entre o norte da Argentina, Uruguai e sul do RS. 

Um dos fatores que contribuem para a intensificação da formação dessa frente fria, é o intenso aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre a região. Além disso, há um forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica, que fortalece as nuvens carregadas. 

Os ventos nas partes mais altas da atmosfera também estão contribuindo para a formação de um ambiente muito instável, especialmente entre a noite de terça e madrugada de quarta. 

As tempestades poderão ser na forma de supercélulas -  grandes nuvens carregadas que provocam chuvas intensas, queda de granizo graúdo, ventanias acima dos 100 km/h  e até mesmo a possibilidade da formação de tornados. Essas tempestades poderão se organizar na forma de linhas de instabilidade, que aumenta o potencial de dano e a força das instabilidades.

Fonte https://twitter.com/prevots_svr/status/1508808830204977161

De acordo com PREVOTS - grupo de meteorologistas com o objetivo de melhorar a documentação, pesquisa e previsão de tempestades severas no Brasil - as áreas que têm a maior probabilidade do registro de tempo severo, como citado acima são:

-Bagé 

-Santana do Livramento

-Alegrete

-Uruguaiana

-São Gabriel

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar vai avançar pelo território nacional, provocando um declínio acentuado nas temperaturas. A tendência é de que sexta-feira seja o dia com as menores temperaturas e com a possibilidade do registro de geadas mas restritas às regiões de serra entre SC e RS. 

E será na serra catarinense onde as temperaturas poderão se aproximar dos 0°C no amanhecer da sexta-feira. Já em grande parte do RS, os termômetros ficam entre 4° e 7°C durante a manhã. E no período da tarde, com o aquecimento devido à maior presença do sol os termômetros poderão chegar aos 20°C no RS.

Essa massa de ar polar, ao longo dos próximos dias, poderá avançar pelo oeste do país chegando até o sul do AC, RO, oeste do MS e sudoeste do MT. Entretanto, nessas áreas a maior influência será em madrugadas mais frescas, com temperaturas abaixo dos 20°C. 

Atenção: 
Em um vídeo que circula em aplicativos de mensagens, há um alerta em relação ao frio extremo que está por vir. Esta informação é Fake! As projeções indicam temperaturas mínimas próximas dos 5°C nos pontos mais frios, e até mesmo algumas localidades restritas às serras catarinense e norte gaúcho onde os termômetros poderão se aproximar dos 0°C. Entretanto, nada fora dos padrões para a chegada de uma massa de ar polar. 

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.