Alerta de temporais. SAIBA ONDE
Terça pode ter queda de granizo, vendavais e muita ocorrência de raios

Nesta terça-feira (21/06) o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina e sul do Paraguai vai trazer provocar condições de temporais no sul do país. Será uma combinação de fatores que favorecem o ambiente de fortes instabilidades.
Além da região de baixa pressão, os ventos estão mais intensos nas camadas mais altas da atmosfera (10 ~ 12 km). Temos o forte suporte de ar quente e úmido vindo da região amazônica com a corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis. E há um forte contraste entre as temperaturas das massa de ar que vem do norte e a que está no sul.
Todos esses fatores contribuem para o levantamento do ar e consequentemente a formação das nuvens de tempestade. Há também fortes indicativos de tempo adverso, queda de granizo, vendavais com rajadas acima dos 70km/h e muita ocorrência de raios.
As áreas que mais podem ser afetadas pelas chuvas fortes ficam ao norte e oeste do Rio Grande do Sul, onde a projeção do centro europeu aponta para volumes acima dos 90 mm. Estes valores podem não ocorrer, mas são bons indicadores da intensidade das chuvas esperadas.
Também podem surgir alguns temporais mais expressivos sobre o oeste e sul de Santa Catarina. Contudo, o norte do estado seguirá com um tempo mais firme ou pancadas esparsas e de fraca intensidade.
Este comportamento de chuva mais esporádicas na terça-feira também será observado ao sul do Paraná. Portanto, não são esperadas chuvas significativas no estado e no norte paranaense o predomínio será de tempo seco.
A tendência para os próximos dias é de manutenção das chuvas sobre a região, com a formação de uma frente fria até o final de semana. E novamente, na quarta-feira as chuvas podem ser intensas.
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*