Alerta geada 2021 está funcionando
CI
Imagem: Pixabay
CLIMA

Alerta geada 2021 está funcionando

Sistema alerta para geadas com 72 horas de antecedência nos cafés do Paraná
Por: -Eliza Maliszewski

Já está em funcionamento o Alerta Geada deste ano. Mantido pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) o sistema alerta produtores de café do Estado sobre a incidência de geadas na zona cafeeira com 24, 48 e 72 horas de antecedência. O Alerta Geada atua entre maio e setembro. 

Para esta terça-feira (11) o sistema destaca que ma frente fria avança em direção ao Paraná e volta a chover especialmente nos setores mais próximos de Santa Catarina. Nestas condições não há previsão de geadas no Estado. Para a quarta-feira (12) a frente fria segue atuando. Chove em boa parte do Estado, o que inibe à formação de geadas. A partir da noite ocorre forte resfriamento. Já na quinta-feira (13) amanhece frio em boa parte das regiões paranaenses. No sudoeste e centro-sul valores ligeiramente abaixo dos 10°C. Sem previsão de geadas.

Caso haja possibilidade de ocorrer geadas com potencial de causar danos às lavouras, o sistema faz a emissão de avisos com tempo suficiente para que os produtores possam aplicar técnicas de proteção de seus cafezais, com os manejos corretos para evitar prejuízos a cafezais com idade de seis meses a dois anos de implantação. Há no Paraná 38 mil hectares cultivados com café, sendo 35,5 mil ocupados com lavouras em plena produção.

Os boletins podem ser acompanhados gratuitamente neste link


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.