Alerta para inspeção em modelos Ipanema
Risco de quebra das asas em aviões da década de 1970
A Indústria Aeronáutica Neiva Ltda divulgou, no último dia 8, um boletim de alerta para proprietários e operadores de aviões Ipanema modelos EMB-200, EMB-200ª, EMB-201 e EMB-201-A sobre a necessidade de inspeção das asas e estrutura de fixação. O motivo do alerta foi a constatação de que aeronaves fabricadas na década de 1970 apresentaram trincas na longarina da asa, devido à corrosão nos parafusos de junção das estruturas e adjacências.
No caso de corrosão, as trincas podem se propagar e levar à separação da asa em pleno voo. Segundo a empresa, outro agravante nos casos constatados foi que os parafusos estavam recobertos por camadas de tinta encobrindo os indícios de corrosão.
O boletim divulgado pela Neiva (e replicado pelo SERIPA VI) fornece as instruções e ilustrações necessárias para a realização de uma inspeção da longarina incluindo os elementos de fixação com a fuselagem e junção das semiasas. O que deve ocorrer na próxima inspeção programada de 50 horas da aeronave.