CI

Algar Agro aplica sistema de Inteligência Artificial em caldeira

Em parceria com startup, empresa desenvolveu um robô especializado na análise das variáveis da produção de vapor da caldeira de Uberlândia.


Com o objetivo de gerar maior eficiência operacional para o processo produtivo, a Algar Agro – braço agrícola do Grupo Algar – desenvolveu, em parceria com a startup Aimirim, formada por doutores oriundos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um sistema de Inteligência Artificial aplicado à operação da caldeira localizada na planta industrial de Uberlândia (MG)

Com a base técnica na área de Mecânica dos Fluidos Computacional, o sistema desenvolvido especialmente para a indústria conferiu mais qualidade à operação, uma vez que oferece a leitura estatística dos fatores que influenciam a produção. “Por meio da solução, um robô faz as análises das variáveis da produção de vapor da caldeira, e indica onde é preciso fazer ajustes. Com isso, tivemos um aumento médio de eficiência para esse processo produtivo em 8%”, destacou a especialista em Inovação da Algar Agro, Larissa Macedo.
 
O projeto integra as ações de Open Innovation desenvolvidas pela empresa, com o intuito de desenvolver e aplicar ideias inovadoras em parceria com startups. “Esta solução foi apresentada como protótipo, na Mostra Algar Inovação deste ano. Como percebemos que seria aplicável ao negócio, evoluímos a ideia com o parceiro e já temos ganhos para nossa operação”, afirmou a especialista.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.