Algas “prometem” aumentar produção de alimentos
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Algas “prometem” aumentar produção de alimentos

Pela primeira vez, inserimos pequenos compartimentos de cianobactérias
Por: -Leonardo Gottems

Cientistas da Australian National University (ANU) projetaram pequenos motores de sequestro de carbono a partir de algas verde-azuladas em plantas, em um avanço que promete ajudar a aumentar a produção de importantes safras de alimentos como trigo, feijão-nhemba e mandioca. O pesquisador-chefe, Dr. Ben Long, da ANU, disse que a descoberta foi um avanço na melhoria da maneira como as plantações convertem dióxido de carbono, água e luz solar em energia, um processo chamado fotossíntese, que é uma das principais restrições ao rendimento das lavouras. 

"Pela primeira vez, inserimos pequenos compartimentos de cianobactérias, comumente conhecidas como algas verde-azuladas, em plantas de cultivo que fazem parte de um sistema que pode levar a um aumento de 60 por cento no crescimento e na produção das plantas", disse Ben Long, da ANU Research School of Biology, cujo trabalho foi financiado pelo consórcio internacional Realizing Aumented Photosynthetic Efficiency (RIPE). 

Esses compartimentos, chamados de carboxissomos, são responsáveis por tornar as cianobactérias tão eficientes na transformação de dióxido de carbono em açúcares ricos em energia. "Até agora, a inserção de um carboxissomo em uma planta estava no reino da ficção científica e levamos mais de cinco anos para chegar a este ponto", disse o Dr. Long. 

"Estamos tentando inserir um motor turboalimentado de captura de carbono nas plantas, imitando uma solução que as cianobactérias, ancestrais dos modernos cloroplastos das plantas, os compartimentos verdes onde as plantas produzem seus próprios alimentos, encontraram há milhões de anos”, completou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.