CI

Algas fazem vacas produzirem menos metano

Estudo foi feito na Região Nórdica



Foto: Depositphotos

Por meio de um tubo, os pesquisadores podem coletar amostras e observar o que acontece no estômago das vacas quando elas comem diferentes tipos de ração. A alimentação pode ter um grande impacto enquanto as vacas arrotam e, portanto, em como elas são amigáveis ??ao clima.

Experimentos nos EUA e na Austrália mostraram que adicionar a alga tropical Asparagopsis à alimentação significa que as vacas emitem 80% menos metano. O problema é que o Asparagopsis contém a substância bromofórmio, que pode potencialmente causar câncer em humanos e também danificar a camada de ozônio.

Portanto, outras espécies de algas com o mesmo efeito, mas sem bromofórmio, estão sendo procuradas. Foi isso que Mirka Mølgaard Thorsteinsson estudou em sua tese de doutorado, que acaba de apresentar no Departamento de Ciências Animais e Veterinárias da Universidade de Aarhus.

“Pesquisei o efeito de uma grande quantidade de algas que crescem aqui na região nórdica. Espero que possam ajudar a reduzir o metano emitido pelas vacas e, ao mesmo tempo, talvez substituir a soja que importamos da América do Sul”, afirma. Em setembro, Mirka defenderá seu doutorado. Dissertação de Mestrado no Departamento de Ciências Animais e Veterinárias.

Ele submeteu a dissertação e já iniciou novos experimentos em sua nova função de pós-doutorado. Ele adora trabalhar com as vacas. As vacas normalmente só têm números, mas ela deu a elas todos os nomes. Todos os dias ele verifica as vacas, acaricia-as e garante que tenham um bom dia.

Antes de Mirka ir aos estábulos da universidade para alimentar as vacas especiais com algas, ela testou as várias espécies de algas no estômago artificial de uma vaca. Este é um pequeno dispositivo para investigar se as algas reduziram as emissões de metano, explica ele.“Um estômago de vaca artificial é realmente apenas uma pequena garrafa que enchi com fluido estomacal de uma vaca. Depois coloco o tipo de alga que quero testar e um pouco de tampão para agir como a saliva da vaca”, conta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.