CI

Algodão: área colhida chega a 51% em Mato Grosso

O tempo seco proporcionou a evolução


A área colhida do algodão chegou a 51% das lavouras nesta safra 2011/12, na última semana de julho. O tempo seco proporcionou a evolução, com destaque para a região sudeste do Estado, que atingiu 60% da área colhida, ou 190 mil hectares. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a colheita deste ano está 8 pontos percentuais acima, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em função dos trabalhos no campo e foco na entrega de contratos futuros, os produtores conseguiram adiantar a colheita. Quanto à qualidade da pluma, apesar das intempéries climáticas sofridas, o algodão primeira safra está dentro do tipo base 41/4. A atenção do mercado também está voltada para as lavouras americanas que, ao contrário da soja e do milho, que estão sofrendo perdas severas, grande parte das lavouras de algodão, 82%, está em condições de moderadas a ótimas.

A maior parte das áreas se concentra no Sul dos Estados Unidos, como no Texas e Louisiana, região que sofreu menos com a seca. A situação das lavouras americanas mantém os preços do contrato de vencimento em dezembro, na bolsa de Nova Iorque, em patamares 31% mais baixos que o ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.