Algodão: colheita chega a 9,1% da área plantada em Mato Grosso
CI
Agronegócio

Algodão: colheita chega a 9,1% da área plantada em Mato Grosso

Nos próximos meses o Brasil deve escoar sua safra
Por:
Durante a última semana cotonicultores com lavouras prontas para a colheita do algodão focaram suas atividades no campo. A colheita do algodão em Mato Grosso atingiu 9,1% da área. Enquanto isso, deixaram de lado a comercialização da pluma, o que pressionou os preços da arroba, que obteve uma valorização de 1,5% no Estado durante a última semana, mas com desvalorização mensal de 1,2%.


No mercado internacional, a bolsa de Nova Iorque terminou a semana em alta, devido à informação do USDA de redução na área plantada do algodão em 14% para o ciclo 2012/13. Se toda a área norte-americana for colhida serão 3,7 milhões de toneladas de pluma, 9% a mais que 2011/12, mas ainda há um grande risco climático até a colheita, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Enquanto isso, nos próximos meses o Brasil deve escoar sua safra, que será direcionada principalmente para o mercado externo, com estimativa de envio de 1,06 milhão de toneladas. Observando-se a paridade de exportação, no porto de Paranaguá, a pluma originada de Campo Verde está valendo centavos de US$ 78,76/lp, valor 10,1% superior ao preço do fechamento do contrato de julho, na sexta-feira em Nova Iorque, o que deixa a pluma mato-grossense menos competitiva para exportação.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink