CI

Algodão deve sustentar preços no ano

Vários fatores irão restringir a oferta interna e garantir preços em patamares elevados


Foto: Marcel Oliveira

Apesar do início da colheita, o cenário brasileiro e mundial do mercado de algodão deverá ser de sustentação dos preços durante o ano de 2021. Em relação ao mercado internacional, é previsto uma recuperação do consu-mo e aumento da produção para a safra 2021/22, mas deverá haver queda de 4% nos estoques finais. É o que aponta o boletim AgroConab, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os preços do petróleo em elevados patamares e a instabilidade climática em importantes regiões produtoras dos EUA também deverão contribuir para esse cenário. Já em relação ao mercado interno, o panorama, também, é de redução dos estoques de passagem para o final de 2021. O forte ritmo das exportações, o dólar valorizado, a recuperação da economia brasileira e as elevadas taxas de comercialização antecipadas da pluma, irão restringir a oferta interna e garantir preços em patamares elevados no decorrer do ano.

Em 2021, exceto no mês de janeiro, o Brasil bateu recordes mensais de exportação. Diante da grande produção da safra 2019/20, de 3,0 milhões de toneladas de pluma, o Brasil se tornou um exportador regular, com volumes vendidos aos exterior elevados mesmo no momento final da entressafra. No acumulado do mês de junho, se-gundo o Ministério da Economia, o país embarcou 100,61 mil toneladas de pluma. Essa quantidade, apesar de 12,70% menor do que o exportado no mês anterior, maio, é 77,43% superior ao exportado em junho de 2020 e 193,74% acima da média do mês de junho dos últimos 5 anos.

Em relação ao consumo interno, em virtude do avanço da vacinação, do menor isolamento e da retomada verifi-cada da economia brasileira, projeta-se a demanda doméstica em 715 mil toneladas, volume 5,15% superior ao projetado no levantamento anterior. Já em relação aos estoques finais, a perspectiva é de que 2021 termine com cerca de 1,39 milhão de toneladas, queda de 21,40% em relação ao final de 2020. Esse cenário de menor oferta interna deverá manter os preços no mercado doméstico elevados e proporcionar boa rentabilidade ao produtor de algodão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.