Algodão e soja serão destaques em Goiás

Agronegócio

Algodão e soja serão destaques em Goiás

Em Goiás, a estimativa é que ocorra um aumento de área plantada de cereais, fibras e oleaginosas de 1,8%
Por:
1336 acessos
O terceiro levantamento da safra de grãos 2010/2011, divulgado pela Conab nesta quinta-feira, aponta que a soja e o algodão serão os grandes destaques da safra que inicia. Em Goiás, a estimativa é que ocorra um aumento de área plantada de cereais, fibras e oleaginosas de 1,8%. Somente o algodão aumentará em 34% se comparada ao ciclo anterior.

Segundo o assessor técnico para a área de cereais, fibras e oleaginosas da Faeg, Leonardo Machado, apesar de ser um dado bastante precoce, a produção no Estado pode aumentar em 0,82%, porém, para a confirmação deste número depende da produção do milho safrinha e das condições climáticas até a colheita da safra verão. “Até o momento, as lavouras semeadas seguem com um bom desenvolvimento”, diz.

Machado acrescenta que apesar da expectativa de uma forte redução na área plantada da cultura, o que foi registrada foi um recuo de apenas 0,4%. “Com o atraso do plantio da soja, muitos produtores optaram por semear parte da área com milho, já que as condições econômicas eram favoráveis”. A soja segue em alta, com um acréscimo de 2,2% na área plantada.

Brasil

No que diz respeito à produção nacional, praticamente toda a Região Central já está com sua área plantada, com exceção do algodão, que se encontra em processo de plantio. O mesmo não ocorre na Região Sul, onde a estiagem impede o desenvolvimento do plantio, principalmente no Rio Grande do Sul. Para o assessor técnico da Faeg, Leonardo Machado, o levantamento de produção é bastante precoce, pois o resultado da safra dependerá das condições climáticas nos próximos meses.

Assim como ocorre em Goiás, os destaques no levantamento foi o acréscimo da área plantada com algodão, que chegou a 1,21 milhão de hectares cultivados. Alta de 45% se comparado ao ano passado. Em contrapartida, o trigo sofreu redução de 11,58% na área plantada.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink