Algodão terá incremento de 4% de área na Bahia
CI
Agronegócio

Algodão terá incremento de 4% de área na Bahia

Na região oeste a área passou de 371 mil hectares para 386 mil
Por:
A área plantada com algodão na Bahia para a safra 2011/12 registrou aumento de 4% em relação à safra anterior, o que representa uma diferença de apenas um ponto percentual sobre a previsão inicial que estipulava aumento de 5% na área de cultivo. O número mantém o estado no posto de segundo maior produtor de algodão do país.


Segundo o coordenador do programa fitossanitário do algodão da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), José Lima Barros, o prazo estipulado pela legislação estadual, em 28 de fevereiro será cumprido sem nenhum contratempo. “Até o início do mês, 99% do plantio já estava concluído restando apenas às áreas irrigadas e com rotação de milho e soja”, explica.

Na região oeste a área plantada com algodão passou de 371 mil hectares para 386 mil. Em termos de produtividade a variação deve ser de 265 e 270@/ha, a mesma alcançada no período 2010/11. O clima favorável no período de plantio é o principal fator para o cumprimento do planejamento da safra 2011/12, em especial na região oeste.


“Desde o preparo do solo até o início do plantio as condições climáticas na região oeste mantiveram-se favoráveis ao produtor do oeste baiano”, comenta a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, salientando que no sudoeste as condições pluviométricas pouco favoráveis fizeram com que houvesse uma pequena redução na área de cultivo. Embora possam haver variações até 28 de fevereiro a tendência é que a área de cultivo no sudoeste fique mesmo em 30.702 ha.

Ainda que o crescimento nesta safra tenha sido modesto no comparativo com o salto dado na safra 2010/11, quando chegou a 51%, a previsão é que sejam colhidos em torno de 1,53 milhões de toneladas de algodão em caroço e 613 mil toneladas de pluma.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.