Algodão terá maior estoque em seis anos

Agronegócio

Algodão terá maior estoque em seis anos

A oferta e a demanda de algodão estão alcançando altas históricas na safra 2004/05, afirmou o Icac
Por:
3 acessos

A oferta e a demanda de algodão estão alcançando altas históricas na safra 2004/05, afirmou o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (Icac). A área colhida registrará alta de 11%, para 36 milhões de hectares, a mais alta desde a safra 1995/96. A produtividade mundial alcançará um recorde de 721 quilos por hectare, alta de 12%, ou o maior crescimento dos últimos vinte anos, informou o Icac.

A produção vai disparar, para uma alta histórica estimada de 25,9 milhões de toneladas na safra 2004/05, alta de 25% ante o apurado na temporada anterior. O consumo mundial alcançará 23 milhões de toneladas, com crescimento de 8% no período.

Com a produção superando amplamente o consumo na safra 2004/05, o Icac prevê que os estoques finais mundiais vão subir para 10,7 milhões de toneladas em 31 de julho, a mais alta das últimas seis temporadas.

Devido aos preços menores, a área mundial de algodão deve diminuir 6% na safra 2005/06. Se o clima se mantiver normal, a produção mundial deve declinar para 23,2 milhões de toneladas de algodão, uma retração de 10%.

No Brasil, a expectativa é de uma redução de área na próxima safra em razão dos baixos preços internacionais, de acordo com analistas. As lavouras vinham crescendo nas áreas de fronteira agrícola em razão das elevadas cotações da commodity.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink