Alguns pulgões modificam geneticamente folhas de árvores
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Alguns pulgões modificam geneticamente folhas de árvores

No entanto, descobrir exatamente como eles realizam essa façanha tem sido uma grande questão não resolvida na biologia
Por: -Leonardo Gottems

Um inseto pode modificar o código genético de uma planta para seu próprio benefício? Os genes da saliva dos pulgões hormaphis guiam o crescimento das hamamélis para desenvolver as galhas que servem de abrigo. 

Comumente conhecidas como galhas ou cecídios,  são estruturas tumorais que as plantas desenvolvem induzidas por uma grande variedade de insetos, nematóides, fungos ou vírus. É  um mecanismo de defesa no qual a planta responde com um crescimento anormal de seus tecidos  para cobrir a área danificada, infectada ou parasitada por outro organismo. Essas galhas, que podem ser induzidas por algumas espécies de pulgões, ácaros ou vespas, podem assumir inúmeras formas e tamanhos, desde protuberâncias amorfas até outras em forma de cones, espinhos e até flores; e eles fascinaram biólogos por séculos. 

Assim, como afirmado David Stern , do Campus de Pesquisa Janelia do Howard Hughes Medical Institute, sabe-se agora que os  insetos induzem a formação dessas galhas por meio da manipulação do desenvolvimento das plantas.  No entanto, descobrir exatamente como eles realizam essa façanha tem sido uma grande questão não resolvida na biologia.  

' A grande pergunta que Stern se fez foi: como um organismo de um reino assume o controle do genoma de um organismo de outro reino para reorganizar completamente seu desenvolvimento e produzir um lar para si mesmo? ' Agora, em um estudo publicado esta semana na revista  Current Biology  sob o título Uma nova família de proteínas secretadas de insetos ligadas ao desenvolvimento de galhas em plantas, o cientista e sua equipe parecem ter identificado  os primeiros exemplos de insetos cujos genes orientam diretamente o desenvolvimento das galhas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.