Aliança do Brasil leva novidades em seguro agrícola para Expodireto Cotrijal 2004
CI
Agronegócio

Aliança do Brasil leva novidades em seguro agrícola para Expodireto Cotrijal 2004

Por: -Admin

A Aliança do Brasil Companhia de Seguros, empresa coligada do Banco do Brasil, está participa da Expodireto Cotrijal 2004, a principal feira agrícola do Mercosul, realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS), que termina nesta sexta-feira (19-03).

Para a Aliança, a participação na feira é fundamental para levar aos principais produtores agrícolas as vantagens oferecidas pelo BB Seguro Agrícola. Este ano, a empresa escolheu participar da Cotrijal pelo destaque regional do evento, que no ano passado contou com a participação de cerca de 122 mil pessoas e este ano abrigará 262 expositores. Na feira, a Aliança do Brasil continuará a divulgação do novo nome de seu seguro voltado para a agricultura, que deixou de se chamar Seguro Ouro Agrícola e passa a ser BB Seguro Agrícola.

“A Cotrijal se destaca por ser uma feira voltada para tecnologia e negócios, reunindo os principais produtores da região do Mercosul. Com a ampliação desse ano, cada vez mais o evento passa a ser estratégico tanto para os agricultores quanto para empresas ligadas aos agronegócios”, destaca Walter Malieni Jr, diretor comercial.

O produto

O BB Seguro Agrícola protege as lavouras contra prejuízos decorrentes de riscos climáticos, como tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, chuva excessiva, seca, geada, variação excessiva de temperatura, incêndio e queda de raio.

A Aliança do Brasil também está adotando a cobrança de taxas do BB Seguro Agrícola de forma regionalizada, em função do risco de sinistros em cada região. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o estudo para a regionalização das taxas já foi totalmente concluído. O resultado é que as lavouras de regiões que empregam maior tecnologia ou que tenham o solo ou o clima mais adequados ao plantio passaram a ter taxas mais baixas.

O valor mínimo da importância segurada precisa ser igual ao do financiamento. O máximo que se pode segurar é o valor do orçamento do custeio da produção. Para lavouras financiadas pelo BB, a importância segurada poderá ainda ser acrescida em até 20%. O limite de aceitação automática também está mais flexível na safra 2003/2004: aumentou 50% passando de R$ 400 mil para R$ 600 mil. As propostas com valores superiores são encaminhadas para a análise da seguradora.

Os proprietários das lavouras que não são integralmente financiadas pelo BB podem contratar o BB Seguro Agrícola para toda a área cultivada.

E ainda há desconto de até 15% para os segurados que renovarem o seguro, desde que não tenham avisado nenhum sinistro e que seja a mesma propriedade. Para a safra 2003/2004, há também um bônus especial para as culturas de inverno de trigo ou sorgo: o segurado terá direito a um desconto que pode chegar a 33% caso tenha feito seguro da cultura anterior de verão dentro do mesmo ciclo agrícola.

Produtividade individual é valorizada

O BB Seguro Agrícola apresenta ainda outra grande vantagem. Ele garante a produtividade individual do agricultor, o que significa que a aceitação do seguro não é feita pela média do que é produzido na região e sim conforme a produtividade de cada segurado. “Nós seguramos as lavouras pela tecnologia que o agricultor emprega. Por isso que se pode dizer que a função do seguro agrícola é induzir tecnologia”, afirma Malieni. Além disso, o valor pago pelo seguro (prêmio) pode ser financiado pelo Banco do Brasil. Não há incidência de I.O.F (Imposto sobre Operações Financeiras), os processos são digitalizados e não há custo de inspeção para o produtor.

De acordo com último levantamento feito pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), considerando os meses de janeiro a novembro de 2003, a Aliança do Brasil está em primeiro lugar no ranking de seguros rurais, com 68,1% da carteira.

Historicamente a Companhia sempre foi a maior contribuinte do Fundo de Estabilidade do Seguro Rural. Todo ano é feito um balanço por ramo das modadalidades de seguro rural. Se a seguradora tiver lucro com determinada modalidade, ela deposita um percentual ao fundo.

A extensão geográfica atendida pelo BB Seguro Agrícola é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo no oferecimento de seguro da produção agrícola. São treze estados do país atendidos pela Aliança do Brasil nessa modalidade de seguro rural que protege as lavouras.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink