CI

Alta anuncia a contratação de dois touros Nelore

Boa genética, volume de musculatura entre outras características diferenciam os animais que foram destaque no PNAT 2016


A Alta anuncia a contratação de dois touros da raça Nelore que foram destaque no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) 2016. O primeiro contratado foi 1070 Terra Brava – um touro que impressiona pela conformação e, mesmo jovem, já possui o maior iABCZ (Índice ABCZ de Qualificação Genética). “Isso é muito importante porque este índice de seleção contempla características de importância econômica. É o melhor animal do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) atual”, explica Fernanda Borges, Técnica de Corte da Alta.
 
O outro touro adquirido foi Logro IDM, um reprodutor que vem da seleção dos irmãos de Marchi, filho do líder em comercialização de sêmen, Donato de Naviraí. O recém-contratado tem carcaça muito equilibrada e chama atenção pelo volume de musculatura, além de ter uma excelente caracterização racial.
 
“Todos os anos buscamos os animais destaques no PNAT, pois é um programa muito conceituado no mercado, tem credibilidade e dá segurança de que os touros jovens aprovados serão líderes de sumários e vendas”, destaca Fernanda que relembra a satisfação que a Alta teve de outro touro aprovado. “Tivemos o Mérito FIV VYDA aprovado no PNAT 2013, sendo considerado o terceiro melhor reprodutor do sumário de touros provados do PMGZ 2016”.
 
O PNAT é um teste de touros jovens, criado em 2010 pelo PMGZ, e já distribuiu sêmen de 74 touros entre os rebanhos parceiros, sendo que 40% deles estão na bateria da Alta. O programa tem como objetivo levar maior progresso genético para as fazendas colaboradoras do programa. A escolha dos touros é feita de forma democrática, levando em consideração os votos dos técnicos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), dos criadores associados e das centrais de inseminação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.