CI

Alta das vendas faz energia solar superar hidrelétrica de Itaipu pela primeira vez

O ano de 2022 vem sendo histórico para a energia solar no Brasil, em especial para a geração distribuída


Foto: Marcel Oliveira

O ano de 2022 vem sendo histórico para a energia solar no Brasil, em especial para a geração distribuída. O novo recorde da Aldo Solar, líder em soluções para a geração de energia solar no país, transforma as expectativas geradas para o ano a partir da aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei n° 14.300/2022), publicado em 6 de janeiro, em uma grata realidade.

Este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar, pois as novas taxas só passam a valer em 2045 para quem adquirir seu gerador ainda em 2022. Atingir 30 mil sistemas comercializados em aproximadamente três meses mostra que o público está ciente das vantagens e pretende aproveitar ao máximo.

Com isto, o crescimento do setor vem sendo nítido. De acordo com dados coletados no site da ANEEL, até dezembro de 2021, o país já contava com 404.733 geradores ON GRID instalados em residências ou empresas brasileiras.

Os novos investimentos na área ultrapassam 74,6 bilhões de reais, entre grandes usinas e sistemas de geração de energia, gerando mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012.

Hoje, as usinas solares são a sexta maior fonte de geração do Brasil e estão presentes em todas as regiões do país. Ainda em março de 2022, o país ultrapassou a marca de 14 GW de potência, somando grandes usinas e geração própria em telhados. Assim, a energia solar superou a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da ABSOLAR.

Quando somadas as capacidades das grandes usinas e da geração própria, a fonte solar ocupa o quinto lugar e já ultrapassou também a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros combustíveis fósseis.

Quais os impactos de 230 mil geradores de energia solar vendidos?

Esse número representa mais de 2.2 GW de potência em geração distribuída e mais de 5,7 milhões de painéis solares. Isso reforça a atuação nacional da Aldo Solar, que detém 26% de participação de mercado e entrega um gerador de energia solar a cada 2 minutos. A energia fotovoltaica gerada por essa potência evitou que mais de 18 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

Estudos também revelam que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico (CO2) é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Portanto, os números da Aldo correspondem a mais de 22 mil árvores recuperadas.

“O marco de 230 mil geradores vendidos nos enche de orgulho e motivação. Cada gerador entregue é um passo em direção a um futuro de medidas mais sustentáveis, com maior harmonia entre os recursos naturais e o nosso estilo de vida moderno. Esse feito é de toda a comunidade de revendas, instaladores e consumidores que nos prestigia. Nossos mais de 13 mil clientes seguem com a gente nessa jornada para um Brasil movido pela energia positiva do sol”, explica Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da ALDO Solar.

Resultados Aldo Solar em 2021

2021 foi um ano desafiador, principalmente em relação à pandemia do coronavírus e suas novas variantes, que resultaram em problemas de abastecimento na China, na alta do dólar e em questões logísticas relacionadas ao frete internacional. Mesmo assim, a Aldo seguiu crescendo três dígitos além de empregar 170 colaboradores.

A empresa também é reconhecida por grandes parceiros como a Growatt, fabricante chinesa de inversores fotovoltaicos. Após apenas 1 ano da parceria, a Growatt reconheceu a Aldo Solar como Diamond Distributor 2021, em homenagem às mais de 13 mil revendas que passaram a comprar suas soluções.

230 mil geradores de energia solar vendidos: crescimento do setor solar

O número de instalações de sistemas solares fotovoltaicos não para de crescer. É um setor que cresce três dígitos ao ano e a quantidade de novos projetos instalados e conectados à rede tende a aumentar cada vez mais. A evolução desses números, ao longo dos anos, aconteceu da seguinte forma:

2012: 6 sistemas solares instalados no país todo;
2016: 6.719 mil novos sistemas instalados;
2017: 13.957 mil novos sistemas instalados;
2018: 35.884 mil novos sistemas instalados;
2019: 123.803 mil novos sistemas instalados;
2020: 222.176 mil novos sistemas instalados.
2021: 404.733 mil novos sistemas instalados.
2022: 47.568 mil novos sistemas instalados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.