CI

Altas temperaturas exigem cuidados especiais na produção de frangos

Aditivo diminui o efeito negativo do stress por calor


Estudos da Oklahoma State University demonstram que além de melhorar desempenho, aditivo da empresa Phibro Animal Health, diminui o efeito negativo do stress por calor, reduzindo as perdas na produção de frangos de corte

A produção de frangos de corte nos países de clima tropical se depara com um grande desafio durante os períodos quentes do ano, desafio este que gera um problema que o produtor invariavelmente não consegue evitar: o stress por calor. Lotes de frangos de corte submetidos a temperaturas acima da zona de conforto, apresentam desempenho deficiente e maiores taxas de mortalidade. O consumo de ração diminui e parte da energia que deveria ser usada para formação de carne é desperdiçada para dissipação do excesso de calor corporal, resultando em aves com crescimento atrasado e em perdas econômicas para o produtor.

Segundo Maria Aparecida Melo de Almeida, Gerente Técnica para avicultura da Phibro, o stress por calor ocorre mais frequentemente quando temperaturas ambientes acima da zona de conforto das aves associam-se a uma alta umidade relativa do ar, dificultando a dissipação do calor acumulado pelo organismo. “As aves respondem a essa condição de stress com mecanismos fisiológicos com o objetivo de eliminar o excesso de calor, e, como conseqüência disto, ocorrem significativas perdas de produtividade”.

Para Maria Aparecida, os processos de melhoramento genético dos frangos de corte trazem como benefício uma maior produtividade. As aves resultantes de tais melhoramentos, no entanto, tem um metabolismo mais intenso, que gera uma maior produção de calor que, em determinadas condições, leva a perdas de produtividade. “Mesmo que nossos produtores atualmente tenham instalações de bom nível e proporcionem um manejo adequado aos frangos de corte, dificilmente deixam de ter problemas com os efeitos negativos do stress causado pelo calor”, explica.

Estudos conduzidos pelo Dr. Robert Teeter, PhD da Universidade de Oklahoma, usando frangos de corte submetidos a condições climáticas altamente estressantes, demonstram que além dos benefícios como melhorador de desempenho, a virginiamicina, componente básico de Stafac - desenvolvido pela Phibro, apresenta resultado significativo na diminuição dos efeitos negativos de stress por calor.

As informações são da assessoria de imprensa da Phibro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.