Alto nível de CO2 aumenta respiração da soja
CI
Imagem: Divulgação
ESTUDO

Alto nível de CO2 aumenta respiração da soja

As plantas extraem CO2 da atmosfera e produzem açúcares por meio do processo de fotossíntese
Por: -Leonardo Gottems

As folhas de soja cultivadas nos níveis elevados de dióxido de carbono (CO2) previstos para 2050 respiram mais do que as cultivadas nas atuais condições atmosféricas, relatam os pesquisadores, uma descoberta que ajudará a ajustar os modelos climáticos e tornar os rendimentos de colheita mais elevados à medida que os níveis de CO 2 aumentam O estudo, de pesquisadores da Universidade de Illinois e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aparece esta semana no  Proceedings of the National Academy of Sciences. O estudo, de pesquisadores da Universidade de Illinois e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apareceu esta semana no  Proceedings of the National Academy of Sciences. 

As plantas extraem CO2 da atmosfera e produzem açúcares por meio do processo de fotossíntese. Mas eles também liberam algum CO2 durante a respiração, pois usam açúcares para gerar energia para a auto-manutenção e o crescimento. Como o CO2  elevado afeta a respiração da planta irá, portanto, influenciar o suprimento futuro de alimentos e até que ponto as plantas podem capturar CO2 do ar e armazená-lo como carbono em seus tecidos. 

Embora não haja acordo de que os níveis mais elevados de CO  2 na  atmosfera possam estimular a fotossíntese em plantas C3, tais como soja, não é nenhuma surpresa tal consenso em como aumentando  os  níveis de CO  2 possam  afetar a respiração da planta. “Tem havido muita controvérsia sobre como a respiração da planta responde ao  elevado CO  2 ", disse o professor de biologia vegetal da Universidade de I, Andrew Leakey, que liderou o estudo. "Alguns estudos resumidos sugerem que diminuirá em 18 por cento, alguns sugerem que não mudará e alguns sugerem que aumentará em até 11 por cento”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink