Alto Uruguai incrementa fruticultura com plantio de abacaxi
CI
Agronegócio

Alto Uruguai incrementa fruticultura com plantio de abacaxi

A cultura do abacaxi é indicada em regiões que se caracterizam por apresentar clima tropical
Por: -Admin

Dando prosseguimento ao Programa de Fruticultura nos 50 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS em Erechim, estão sendo implantados quatro hectares de abacaxi, na região do Vale do Rio Uruguai, onde o clima é mais propício para o cultivo da fruta, com temperaturas altas e sem ocorrência de geadas.

De acordo com o assistente técnico regional da área de fruticultura, Luiz Busatta, a cultura do abacaxi é indicada em regiões que se caracterizam por apresentar clima tropical. Busatta observa que foram selecionados produtores, cujas propriedades atendam as necessidades.

O agrônomo explica que foram adquiridas mais de 105 mil mudas de abacaxi da variedade Smooth Cayenne, de viveiros do norte do Paraná. Segundo ele, a Emater/S-Ascar vem capacitando técnicos com objetivo de prestar assistência específica aos agricultores.

Busatta ressalta ainda que é grande a expectativa para produção, que deverá acontecer em 18 a 24 meses. "Vamos acompanhar para que sejam dadas condições para obter uma produção rentável. E ao mesmo tempo aumentar a área cultivada". A previsão, segundo ele, é de que um hectare renda 30 mil frutas.

O Smooth Cayenne é a cultivar mais plantada, correspondendo a 70% da produção mundial, conhecida também por abacaxi havaiano. É uma planta robusta, de porte semi-ereto e folhas praticamente sem espinhos. O fruto tem formato cilíndrico, com peso entre 1,5 e 2 quilos e apresenta coroa relativamente, pequena, casca de cor amarelo-alaranjada e polpa amarela, firme, rica em açucares, e de acidez elevada. É adequada para industrialização e consumo in natura. Mostra-se susceptível à murcha, associada à cochonilha e à fusariose. Produz pequena quantidade de mudas do tipo filhote e rebentões freqüentes. As informações são da assessoria de imprensa da Emater Escritório Regional da Emater/RS.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink