Alunos de Engenharia Ambiental têm aula de campo na Embrapa Amapá

Aula de campo

Alunos de Engenharia Ambiental têm aula de campo na Embrapa Amapá

Alunos de Engenharia Ambiental da Ueap fizeram uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa no Cerrado
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Alunos de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), campus I Macapá, fizeram uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa no Cerrado amapaense, localizado no Km 45 da BR-156, na manhã desta terça-feira, 20/3.  A programação constou de uma apresentação do pesquisador Wardsson Lustrino Borges, seguida de aula de campo em duas trincheiras, que são escavações de onde se coletam amostras para identificação dos solos. O professor Mariano Araújo Bernardino da Rocha, da disciplina Pedologia e Geomorfologia, ofertada no quarto semestre do curso, disse que o objetivo foi conhecer in loco e descrever perfis de solos que são objetos de estudo da Embrapa Amapá. “Com o know how que este centro de pesquisa agropecuária possui, disponibilizou a oportunidade para nossa turma de conhecer melhor, exemplos de solos do ecossistema de cerrado”.

Trincheira, perfis, camadas, horizontes, latossolo foram alguns dos termos técnicos usados na pesquisa agropecuária e desvendados aos estudantes, quanto a origem de solos com foco no ecossistema de Cerrado, que chama a atenção de muitos pesquisadores do Brasil e do mundo por existir em áreas do bioma Amazônia e possuírem potencial de uso na agricultura. A acadêmica Duana de Nazaré Lina dos Santos, 23, era uma das mais entusiasmadas com o método da apresentação do pesquisador Wardsson Borges. "Achei muito interessante, ele foi bem dinâmico. Conversava conosco e explicava ao mesmo tempo, evitando que ficasse cansativo e entendemos o que ele falava”. Com relação ao aprendizado, ela acrescentou que a visita técnica funcionou como complemento ao conteúdo repassado em sala de aula. “A gente precisava mesmo deste conhecimento mais aprofundado”.          

De acordo com o pesquisador, a partir da classificação do solo, a fase seguinte é a identificação e indicação de melhor uso. Por exemplo, se é mais adequado para agricultura, para mineração, para plantio florestal, entre outros usos. A importância da análise das características morfológicas dos solos foi um dos pontos destacados na aula prática de campo. “Orientamos basicamente como fazer a descrição de um perfil de solos para fins de classificação, qual é a ordem do solo, se é um latossolo, um gleissolos, um organossolos, e olhar os atributos na camada de solos, os perfis, o teor de matéria orgânica, a coloração do solo, e a textura, percebendo se contém mais argila, areia ou silte”, descreveu Borges, Engenheiro Agrônomo com doutorado em Ciência do Solo. O professor Mariano Rocha considerou a programação positiva, sobretudo por complementar o conteúdo aborda em sala de aula. “A Embrapa é uma grande parceira da Ueap, e não apenas do curso de Engenharia Ambiental”. No retorno à universidade, os alunos terão como atividade acadêmica elaborar um relatório da aula de campo.

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