Agronegócio

Alunos de Herveiras participam de intensa programação sobre meio ambiente

Com o objetivo de promover ações educacionais para chamar a atenção da população do município de Herveiras quanto ao cuidado com o descarte do lixo e o meio ambiente.
Por:
264 acessos

Com o objetivo de promover ações educacionais para chamar a atenção da população do município de Herveiras quanto ao cuidado com o descarte do lixo e o meio ambiente, a Emater/RS-Ascar em parceria com as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária e a Escola Estadual Emílio Alves Nunes, realizou uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

As atividades iniciaram ainda nos dias 09 e 10 com os alunos dos anos iniciais e finais do educandário. Divididos em grupos e orientados pela equipe da Emater/RS-Ascar os estudantes participaram de uma saída de campo pelas ruas do centro do município para observar e recolher os resíduos sólidos recicláveis. "É importante e necessário que cada pessoa reveja suas atitudes, pois uma ação somada a várias outras pode fazer a diferença. Isso foi percebido claramente durante a atividade", frisa a diretora do educandário, Andreia Klay.

As atividades tiveram continuidade durante a semana passada quando os estudantes das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal e estadual puderam prestigiar, na segunda-feira (13/06) a peça de teatro "Aninha e Pedrinho falando de meio ambiente", encenada pelos integrantes do grupo teatral (Ins)Pirados, de Santa Cruz do Sul. A atividade foi promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Vale do Rio Pardo (Comitê Pardo) e pela Rede de Educação Ambiental do Pardo (Redenção), com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Educação e Escola Estadual Emílio Alves Nunes. 

E, encerrando as ações, aconteceu na terça-feira (14/06) a palestra "Educação Ambiental", ministrada pela bióloga, educadora ambiental, gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e coordenadora do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Santa Cruz do Sul, Alessandra Quadros. A palestra, voltada para os alunos das séries finais do ensino fundamental das escolas municipais e estadual, abordou as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção, ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies. Na ocasião também foi apresentada uma lista com espécies de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção do Rio Grande do Sul. 

A técnica em agropecuária do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Herveiras, Elizângela Zancan, destaca que atividades de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente serão realizadas com os estudantes no decorrer do ano. "A atividade foi muito positiva, pois os alunos se envolveram e tiveram orientações sobre preservação do meio ambiente que ainda desconheciam. Nossa proposta é que os mutirões sejam realizados a cada dois meses, para dar continuidade ao trabalho de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a importância do descarte correto do lixo". 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink