CI

Americanos debatem transgênico em Mato Grosso do Sul


Nesta terça-feira (18-03) será realizada palestra sobre o tema “Plantios de plantas transgênicas nos Estados Unidos e perspectivas futuras” em Mato Grosso do Sul. Os temas serão abordados pelo economista Denis Kitch e pelo produtor de soja Rudney Nelson, ambos norte-americanos e profundos conhecedores da realidade dos transgênicos nos Estados Unidos. “Para Mato Grosso do Sul vai ser muito importante ouvir esses dois depoimentos, principalmente no momento atual, quando começam a aparecer as primeiras restrições e reclamações em cima dos produtos transgênicos cultivados nos Estados Unidos”, informou o engenheiro-agrônomo Ermínio Guedes dos Santos, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo estadual.

O evento é promovido por essa secretaria e também pelas secretarias da Produção e do Turismo e pela Secretaria de Planejamento e de Ciência e Tecnologia.A questão do cultivo de organismos geneticamente modificados ainda é muito polêmica em todo o mundo, mas principalmente no Brasil, onde a partir do Governo há posição contrária ao cultivo dos transgênicos. “Por isso, a tese continua sendo discutida, e é isso que vamos estar fazendo nesta terça-feira, às nove horas da manhã. E os norte-americanos que vão ministrar a palestra vão poder esclarecer sobre o tema, e especialmente confirmar que tem ocorrido mudanças de posição nos Estados Unidos quanto ao fato de não haver nenhum inconveniente no uso e no plantio dos organismos geneticamente modificados.

A Comissão Técnica Estadual de Biossegurança estará coordenando os trabalhos do curso, que deverá atrair muitos interessados. Um dos temas que certamente serão tratados no encontro é quanto ao mercado de produtos como a soja. Afinal, o mercado aceita ou não produtos geneticamente modificados? O Brasil teria o mesmo espaço no mercado, caso passasse a produzir de forma oficial e em grande escala a soja transgênica?

Estas são perguntas que poderão ser feitas aos representantes dos Estados Unidos. Eles prometem estar abertos para debater a questão com os produtores e profissionais da agronomia de Mato Grosso do Sul que comparecerem ao evento desta terça-feira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.